Bancos, aeroportos e meios de comunicação social, como a Sky News, que não conseguiu emitir durante algumas horas, foram afetados, esta sexta-feira, por uma falha informática global, que também atinge Portugal. A Microsoft já veio dizer que "está a tomar medidas de mitigação" e a resolver os constrangimentos junto dos clientes, um relativo ao Azure e outro relacionado com uma empresa de cibersegurança norte-americana, CrowdStrike..O problema nos sistemas operativos da Microsoft está a ter impacto mundial e Portugal não é exceção. A ANA- Aeroportos diz que são esperados constrangimentos nos aeroportos nacionais já que há companhias aéreas e empresas de 'handling' afetadas pela falha global no sistema da Microsoft, pedindo aos passageiros que se informem sobre o estado dos seus voos..Em resposta à Lusa, a ANA - Aeroportos Nacionais explica que algumas companhias aéreas e empresas de assistência em terra ('handling') estão a ser afetadas devido a uma falha informática o que está a causar constrangimentos, nomeadamente no 'check-in' e no embarque de alguns voos..A gestora aeroportuária adiantou que "o sistema informático dos aeroportos portugueses não foi afetado diretamente". Neste momento, refere fonte oficial da empresa, "está a ser avaliado o impacto desta situação sendo esperados constrangimentos na operação aeroportuária que afetam companhias aéreas e outros aeroportos"..Assim, solicita aos passageiros que se informem sobre o estado do seu voo antes de se dirigirem para o aeroporto. .Segundo a SIC Notícias, que cita informação dada pela ANA-Aeroportos, o embarque de passageiros da KLM e da Ryanair está a ser feito manualmente e a provocar muitos atrasos. .A Meo regista constrangimentos em "alguns canais de atendimento", mas não tem qualquer peturbação nos serviços de comunicação dos seus clientes, disse à Lusa fonte oficial da operadora da Altice Portugal. Empresa referiu que estão a "ser tomadas todas as medidas para normalização destes canais"..Já a Vodafone Portugal não regista perturbações na rede na sequência das falhas detetadas na Microsoft, mas têm as equipas a acompanhar a situação, garantiu à Lusa fonte oficial..Microsoft está a resolver constrangimentos relativos à Azure e CrowdStrike.A gigante tecnológica refere que está a trabalhar para resolver os constrangimentos junto dos clientes, um relativo ao Azure e outro relacionado com o CrowdStrike, de acordo com esclarecimento enviado à Lusa. .Relativamente ao Azure, "estamos conscientes do problema que está a afetar" um conjunto de clientes, refere a Microsoft.."Reconhecemos o impacto que isso pode ter sobre os clientes e estamos a trabalhar para restaurar os serviços" para aqueles que ainda enfrentam disrupções "o mais rápido possível"..Já sobre a questão relacionada com o CrowdStrike, a empresa diz que há um "problema que está a afetar os dispositivos Windows devido a uma atualização de uma plataforma de 'software' de terceiros".."Antecipamos que a resolução está próxima", remata a tecnológica..CEO da CrowdStrike empresa de cibersegurança dos EUA, afirmou, entretanto, que o problema que provocou a falha a nível mundial, com perturbações em vários serviços e empresas, foi "identificado" e está a ser corrigido.."A CrowdStrike está trabalhar ativamente com os clientes afetados por uma falha encontrada numa única atualização de conteúdos para os utilizadores do Windows (...). Não é um incidente de segurança ou um ataque de cibersegurança. O problema foi identificado, isolado e uma correção foi aplicada", escreveu George Kurtz nas redes sociais X e LinkedIn. Referiu ainda que os utilizadores de MAC e Linux não estão a ser afetados. .Antes, a Microsoft já tinha dado conta que estava a tomar medidas para resolver a falha informática global. “Os nossos serviços continuam a registar melhorias contínuas enquanto continuamos a tomar medidas de mitigação”, afirmou a gigante tecnológica numa mensagem publicada na rede social X. .A falha informática levou ao cancelamento de voos na Austrália, o aeroporto de Berlim, na Alemanha, está mesmo fechado ao tráfego aéreo e a rede ferroviária no Reino Unido também está a sofrer perturbações, de acordo com as empresas, que apontam para problemas técnicos. A Bolsa de Valores de Londres está igualmente a ser afetada..Todos os aeroportos da Espanha estão a sofrer “interrupções”, segundo operadora de aeroportos Aena..“Devido a um incidente no sistema de TI [tecnologias de informação], estão a ocorrer interrupções nos sistemas da Aena e nas redes de aeroportos em Espanha que podem causar atrasos”, refere a empresa ..“Este incidente técnico global está a afetar principalmente as reservas e as informações dos passageiros”, acrescentou a operadora, afirmando que algumas operações continuam graças aos ‘sistemas manuais’. “Continuamos a trabalhar com todas as partes afetadas para reparar esta situação o mais rapidamente possível”, acrescentou..As principais companhias aéreas norte-americanas, incluindo a Delta, a United e a American Airlines, suspenderam todos os voos na madrugada de sexta-feira, segundo a Administração Federal da Aviação (FAA, na sigla em inglês)..“Todos os voos, independentemente do seu destino, foram suspensos devido a 'problemas de comunicação'”, declarou a FAA num aviso às companhias aéreas..No Reino Unido, a Sky News tem estado com constrangimentos, não tendo conseguido transmitir em direto durante algumas horas. "Pedimos desculpa aos telespectadores pela interrupção”, afirmou o presidente executivo da emissora, David Rhodes, na rede social X..Ainda no Reino Unido, o aeroporto de Edimburgo, na Escócia, e o aeroporto de Manchester, em Inglaterra, também comunicaram problemas nos seus serviços..A maior companhia de caminhos-de-ferro do Reino Unido, a Govia Thameslink Railway (GTR ), avisou os passageiros de que devem contar com perturbações devido a "problemas generalizados" tecnologias de informação (TI). .A GTR, empresa-mãe das linhas ferroviárias Southern, Thameslink, Gatwick Express e Great Northern, emitiu um alerta nos canais das redes sociais.."Estamos atualmente a ter problemas informáticos generalizados em toda a nossa rede. As nossas equipas de TI estão a investigar ativamente para determinar a causa do problema", acrescentou a empresa, que alertou para os cancelamentos..A Bolsa de Valores de Londres estava a funcionar normalmente, mas alguns dos seus serviços de informação estavam indisponíveis devido a problemas técnicos de terceiros, adiantou na sua página..O Aeroporto de Schiphol, em Amesterdão, informou no seu 'site' que a interrupção estava a ter um "grande impacto nos voos" de e para o movimentado centro europeu. .No aeroporto de Roma Leonardo da Vinci, alguns voos com destino aos EUA registaram atrasos, enquanto outros não foram afetados. .Os bancos neozelandeses ASB e Kiwibank disseram que os seus serviços estavam em baixa..Também o aeroporto de Hong Kong anunciou que algumas companhias aéreas estão a ser afetadas pela falha..A companhia aérea irlandesa low cost Ryanair fez saber que estava a sofrer uma interrupção na rede devido a uma “falha global de terceiros”..“Estamos atualmente a sofrer perturbações em toda a rede devido a uma falha global de TI [tecnologias de informação] de terceiros que está fora do nosso controlo. Aconselhamos todos os passageiros a chegarem ao aeroporto pelo menos três horas antes da hora de partida prevista”, declarou a empresa nas redes sociais..Utilizadores não conseguem aceder a aplicações e serviços Microsoft 365. Empresa está a tentar resolver situação "com a mais alta prioridade e urgência".O 'site' DownDectector, que acompanha as interrupções de Internet reportadas pelos utilizadores, registou interrupções crescentes nos serviços do Visa, da segurança ADT e da Amazon..Numa mensagem intitulada "Degradação de serviço", a Microsoft afirma que os utilizadores "podem não conseguir aceder a várias aplicações e serviços Microsoft 365"..A Microsoft acrescenta que está mobilizada e a tratar o assunto "com a mais alta prioridade e urgência, ao mesmo tempo que continua a abordar o impacto contínuo nas restantes aplicações do Microsoft 365 que se encontram num estado degradado"..A Microsoft Azure, plataforma para gestão de aplicações e serviços, confirmou os problemas, adiantando estar a investigar e a trabalhar na sua resolução..Na região central dos Estados Unidos, na quinta-feira à noite a companhia aérea americana de baixo custo Frontier Airlines já tinha comunicado o cancelamento de vários voos e a suspensão temporária das operações devido a problemas de reserva, o 'check-in', o acesso ao cartão de embarque..No entanto, há algumas horas a companhia aérea anunciou na rede social X que os seus sistemas estavam a normalizar gradualmente e que estavam em processo de retoma das operações de voo. .O Coordenador Nacional de Segurança Cibernética da Austrália afirmou que a “falha técnica em grande escala” foi causada por um problema com uma “plataforma de software de terceiros”, dissipando os receios iniciais de envolvimento de piratas informáticos..O aeroporto de Sydney também está a ser afetado . “Os voos estão atualmente a chegar e a partir, mas poderá haver alguns atrasos durante a noite”, disse um porta-voz do aeroporto. “Ativámos os nossos planos de contingência com as nossas companhias aéreas parceiras e colocámos pessoal adicional nos nossos terminais para ajudar os passageiros.”.O Aeroporto Internacional de Christchurch, na Nova Zelândia, informou que estava “a ter problemas informáticos" em vários sistemas, "o que pode afetar as chegadas e partidas dos voos”..Os bancos e a rede informática do parlamento neozelandês também foram afetados..A empresa de telecomunicações australiana Telstra declarou que alguns dos seus sistemas tinham sido interrompidos, o que poderá ter afetado os serviços de emergência que utilizavam a sua rede..A Telstra afirmou que o problema foi causado por “problemas globais” que afetaram o software fornecido pela Microsoft e pela empresa americana de cibersegurança Crowdstrike..Jill Slay, investigadora de cibersegurança da Universidade da Austrália do Sul, afirmou que o impacto global das interrupções será provavelmente “enorme”..Com Lusa