EUA apreendem avião presidencial da Venezuela na República Dominicana (com vídeo)
Os Estados Unidos apreenderam esta quinta-feira o avião presidencial da Venezuela, que estava estacionado no aeroporto de Santo Domingo, na República Dominicana.
A notícia foi avançada pela agência Reuters, que acrescentou que a operação foi supervisionada por Marco Rubio, secretário de Estado norte-americano, que estava de visita àquela ilha das Caraíbas.
Este é o segundo avião do presidente venezuelano que é apreendido pelos Estados Unidos em território dominicano, depois de em setembro ter acontecido uma situação semelhante igualmente em Santo Domingo. Na altura, a administração norte-americana justificou que tinha retido o avião devido à violação das sanções impostas pelos EUA ao regime de Nicolás Maduro.
O avião apreendido esta quinta-feira, um Dessault Falcon 200, costuma ser utilizado pelo próprio presidente Maduro, mas também por assessores e ministros venezuelanos quando fazem viagens internacionais, tendo já estado em países como Grécia, Turquia, Rússia e Cuba.
Até ao momento, os Estados Unidos e a Venezuela não se pronunciaram sobre a apreensão do segundo avião presidencial, algo que deverá acontecer em breve.