Entre glamour e protestos, casamento de Bezos parou Veneza
É na cidade de Veneza o palco de um dos casamentos mais mediáticos do ano: Jeff Bezos, fundador da Amazon, e Lauren Sanchez, jornalista e apresentadora, oficializaram a união na última sexta-feira (27), numa cerimónia marcada por luxo e controvérsia e com celebração que se prolongapor três dias na cidade italiana. As informações são da agência Reuters.
A festa, que se estende desde quinta-feira (26) e deverá custar cerca de 50 milhões de dólares, termina na noite deste sábado (28) com um concerto privado num antigo estaleiro medieval, onde estão previstas atuações de Lady Gaga e Elton John.
Até lá, os cerca de 250 convidados, entre estrelas de Hollywood, líderes empresariais e figuras da moda, continuam a celebrar em diferentes pontos da cidade.
A cerimónia decorreu na pequena ilha de San Giorgio, com vista para a Praça de São Marcos. Lauren Sanchez usou um vestido de gola alta, com véu de tule e renda da Dolce & Gabbana, inspirado num modelo usado por Sophia Loren no cinema. Bezos optou por um smoking clássico, com laço preto. A recém-casada divulgou o look nas suas redes sociais:
Entre os convidados estiveram nomes como Bill Gates, Leonardo DiCaprio, Tom Brady, Oprah Winfrey, Ivanka Trump - que também registou o momento nas redes - Jared Kushner e membros da família Kardashian. Segundo fontes da cidade ouvidas pela Reuters, o casamento não teve validade legal em Itália, o que indica que o casal já terá oficializado a união nos Estados Unidos.
Festa do lado de dentro, revolta do lado de fora
Se dentro das salas exclusivas a festa seguia com discrição e glamour, nas ruas de Veneza a atmosfera era bem diferente. Ativistas do movimento “No Space for Bezos” organizaram protestos contra o que consideram ser mais um episódio da entrega da cidade aos interesses dos ultra-ricos.
Uma marcha contrária à cerimónia estava marcada para as 17h deste sábado (28), com partida da estação ferroviária em direção à Ponte de Rialto. Durante a semana, os manifestantes espalharam faixas com mensagens críticas a Bezos, incluindo um enorme pano estendido na Praça de São Marcos, exigindo que o empresário pague mais impostos.
Já o presidente da câmara de Veneza, Luigi Brugnaro, preferiu destacar os benefícios económicos do evento para a cidade. Em declarações à Reuters, afirmou que Bezos “encarna a mentalidade veneziana de negócios” e considerou os protestos “contraditórios com a história de Veneza”.
O autarca revelou ainda que o fundador da Amazon fez uma doação de três milhões de euros a instituições locais, num gesto que, segundo Brugnaro, foi feito sem qualquer contrapartida exigida.
De acordo com a Reuters, Bezos e Sanchez ficaram noivos em 2023, quatro anos após o fim do casamento do empresário com MacKenzie Scott. Agora, em Veneza, entre o glamour dedicado para estrelas da televisão americana, e as manifestações dos locais, ambos dão início ao novo capítulo da vida em comum.
Dependendo de qual for o destino escolhido para lua de mel, as chances do cenário (luxo do casal versus revolta de cidadãos locais) se repetir, são grandes. O primeiro ponto seguramente já está garantido: segundo a Forbes, Jeff Bezos é o quarto homem mais rico do mundo, com um património total líquido de 225 mil milhões de dólares, cerca de 200 mil milhões de euros.