Rafał Trzaskowski é presidente da Câmara de Varsóvia.
Rafał Trzaskowski é presidente da Câmara de Varsóvia.EPA/Piotr Nowak

Centrista passa com curta vantagem a 2.ª volta na Polónia

Sondagem à boca das urnas dá menos de dois pontos de vantagem ao presidente da Câmara de Varsóvia sobre o candidato do nacionalista PiS, Karol Nawrocki. Segunda volta é dia 1 de junho.
Publicado a
Atualizado a

“A corrida está muito renhida”, reagiu Rafał Trzaskowski, o presidente da Câmara centrista de Varsóvia quando foram conhecidas as sondagens à boca das urnas que lhe davam uma curtíssima vantagem sobre Karol Nawrocki, o historiador candidato da direita nacionalista. O candidato apoiado pela Coligação Cívica (KO) do primeiro-ministro Donald Tusk, com 30,8% dos votos, e o candidato do Lei e Justiça (PiS) do ainda presidente Andrzej Duda, com 29,1%, passam à segunda volta, a 1 de junho.

Os primeiros discurso dos candidatos deixam antever as próximas duas semanas. Trzaskowski, de 53 anos, já começou a piscar o olho aos eleitores de esquerda ao prometer liberalizar as leis sobre o aborto e pressionar o governo a prosseguir com as suas reformas. O autarca retratou Nawrocki, 42 anos, como “radical”, alertando os eleitores de que “não é um Duda”, o atual presidente conservador em exercício.

Já Nawrocki deixa claro que precisa de vencer para impedir que Tusk tenha “todo o poder”, apelando aos eleitores de direita e extrema-direita para o apoiarem na segunda volta para “salvar a Polónia”.

Rafał Trzaskowski é presidente da Câmara de Varsóvia.
As presidenciais que vão decidir o futuro do governo de Tusk na Polónia

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt