Ataque com drone russo atinge central nuclear de Chernobyl, diz Zelensky. Danos são significativos
Rede social X / Volodymyr Zelensky

Ataque com drone russo atinge central nuclear de Chernobyl, diz Zelensky. Danos são significativos

Agência Internacional de Energia Atómica disse que não foi até agora detectado qualquer aumento da radiação. Zelensky classificou o ataque como uma "ameaça terrorista para o mundo inteiro".
Publicado a
Atualizado a

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky disse esta sexta-feira que um drone russo carregado de explosivos atingiu uma estrutura que evita fugas de radiação na central nuclear de Chernobyl, no norte da Ucrânia.

De acordo com a presidência da Ucrânia, os danos são significativos, mas os níveis de radiação não se agravaram até ao momento.

Também a Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) confirmou que um 'drone' atingiu instalaçoes de proteção do reator da central nuclear ucraniana, adiantando que não foi até agora detectado qualquer aumento da radiação.

O comunicado de Zelensky sobre o ataque russo contra a estrutura da central nuclear de Chernobyl foi difundido através das redes sociais poucas horas antes do encontro com o vice-presidente norte-americano J.D. Vance na Alemanha.

Ataque com drone russo atinge central nuclear de Chernobyl, diz Zelensky. Danos são significativos
Trump e Putin acordam começar a negociar paz na Ucrânia. Zelensky vai reunir-se com JD Vance e Rubio

"Esta estrutura de proteção foi construída pela Ucrânia em conjunto com outros países da Europa e do mundo, em conjunto com os Estados Unidos, em conjunto com todos aqueles que estão empenhados na verdadeira segurança da humanidade", disse o chefe de Estado ucraniano.

Zelensky acusou a Rússia de ser o único país do mundo que ocupa centrais nucleares e faz a guerra sem se preocupar com as consequências. "Trata-se de uma ameaça terrorista para o mundo inteiro", afirmou.

Rússia nega ataque à central nuclear

A presidência da Rússia rejeitou, entretanto, a responsabilidade de um ataque com drone contra uma cobertura de proteção da Central Nuclear de Chernobyl, na Ucrânia, indo contra as declarações de Zelensky.

O porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, negou as acusações ucranianas.

"Qualquer alegação deste tipo não é verdadeira, os nossos militares não fazem isso", disse Peskov aos jornalistas em Moscovo.

A Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) afirmou que o ataque não violou a estrutura de contenção interna da central nuclear desativada.

 A AIEA não atribuiu culpas, afirmando apenas que a equipa da agência das Nações Unidas destacada no local ouviu uma explosão e foi informada de que um drone tinha atingido o "invólucro de proteção"

O presidente ucraniano deverá reunir-se esta sexta-feira com a nova administração dos Estados Unidos na Alemanha, na sequência do contacto entre Donald Trump e Vladimir Putin, que suscitou críticas em Kiev e junto de aliados europeus.

Por outro lado, as forças de defesa antiaérea russas disseram que abateram durante a noite 50 'drones' ucranianos sobre o território de três regiões do país.

De acordo com o relatório militar russo, 41 dos 'drones 'ucranianos abatidos ontem à noite foram destruídos sobre a região de Belgorod.

Os restantes 'drones' foram abatidos nas regiões de Voronezh (5) e Rostov (4).

O embaixador especial da Rússia para "as questões relacionadas com os crimes do regime de Kiev", Rodion Mirozhnik, disse hoje que os ataques contra regiões russas mostram que a Ucrânia reage de forma histérica ao início do diálogo entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o Presidente da Rússia, Vladimir Putin.

Ataque com drone russo atinge central nuclear de Chernobyl, diz Zelensky. Danos são significativos
Zelensky deixa aviso a Trump: "Não podemos aceitar, como país independente, quaisquer acordos feitos sem nós"

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt