Apoiante do Daesh de 14 anos detido por planear ataque terrorista em estação de comboios em Viena
Um adolescente de 14 anos foi detido em Viena por planear um ataque a uma das principais estação de comboios da capital da Áustria, a Westbahnhof.
A informação foi revelada esta quarta-feira pelo Ministério do Interior austríaco, adiantando com o suspeito foi detido pela unidade de proteção contra o terrorismo (LSE) a 10 de fevereiro, numa operação em que foram apreendidas duas facas e muito outro material que sugere que se trata de um apoiante da organização terrorista Estado Islâmico.
De acordo com o jornal austríaco Der Standard, o adolescente pretendia matar pessoas na estação e acabou por ser descoberto na sequência de uma operação de monitorização na internet que detetou o download de material suspeito.
O jovem era desconhecido das autoridades, mas o facto de ter colocado em diversos perfis do TikTok publicações de cariz terrorista, que indiciavam ser um apoiante do Estado Islâmico.
Perante as provas recolhidas, o Ministério Público ordenou a detenção do suspeito, sendo que na operação foram apreendidos em casa dele algumas gravações e os planos do ataque num papel, onde estavam descritos os locais onde costumam estar os agentes da polícia, bem como o ponto de entrada e de fuga que tinha definido para o ataque.
Além disso, foram encontradas instruções para fazer uma bomba em casa.