Amnistia Internacional Portugal lança campanha para dar voz às mulheres afegãs
Sérgio Rosário, Coletivo 284

Amnistia Internacional Portugal lança campanha para dar voz às mulheres afegãs

A designer Katty Xiomara criou peças de roupa a partir de burcas abandonadas num aeroporto por mulheres que se viram forçadas a abandonar o Afeganistão. A Amnistia Internacional Portugal lançou ainda uma petição para pressionar para que as condições de vida das mulheres neste país sejam melhoradas.
Publicado a
Atualizado a

A Amnistia Internacional Portugal, em conjunto com a designer de moda Katty Xiomara, e a ativista política e ativista Zarifa Ghafari, lançou a campanha Look for Freedom que pretende relembrar e consciencializar o público para a situação de profunda repressão vivida pelas mulheres e raparigas afegãs.

A designer Katty Xiomara criou peças de roupa a partir de burcas abandonadas num aeroporto por mulheres que se viram forçadas a deixar o Afeganistão. Com esta campanha, a Amnistia Internacional quer demonstrar que, tal como as burcas utilizadas, também as mulheres afegãs podem renascer.

Desde que os talibãs assumiram o poder no Afeganistão, a 15 de agosto de 2021, que foram implementadas normas que ameaçam os direitos das mulheres, incluindo deixar de participar na vida política e pública, a obrigatoriedade de utilizar burca, a possibilidade de prosseguir os estudos para além do ensino primário, entre outras.

De acordo com  a Agência das Nações Unidas para os Refugiados (UNHRC), mais de 1.600.000 afegãos fugiram do país desde 2021. 

Além desta campanha, a Amnistia Internacional lança ainda uma petição para pressionar para que as condições de vida no Afeganistão sejam melhoradas e criminalizar a guerra dos Talibãs sobre as mulheres.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt