Admirador de Trump é o favorito nas presidenciais da Roménia
O líder do partido de extrema-direita Aliança para a União dos Romenos (AUR), George Simion, é o favorito à vitória nas presidenciais do país, cuja segunda volta se realiza este domingo. No entanto, poderá haver surpresas, já que Nicusor Dan, independente e atual presidente da Câmara de Bucareste, surge na últimas sondagens com uma diferença de apenas alguns pontos percentuais - num estudo de opinião da Sociopol, Dan surge com 47% das intenções de voto, 6 pontos menos do que Simion.
Simion, que venceu há duas semanas a primeira volta com 40,96% dos votos, é o líder da extrema-direita na Roménia, fação que já representa um terço dos deputados do parlamento. Admirador de Donald Trump, não é um grande adepto da União Europeia, mas é favorável à NATO, duas instituições à qual a Roménia pertence, ao mesmo tempo é contra o apoio à Ucrânia, país no qual está proibido de entrar.
Já Dan, que conta com a vantagem de ser autarca da cidade onde vive 25% da população do país, é um pró-Ocidente que se apresenta como um bastião contra a crescente onda de populismo.