176 bombas da Segunda Guerra Mundial encontradas debaixo de parque infantil no norte de Inglaterra
Um total de 116 bombas da Segunda Guerra Mundial foram descobertas recentemente debaixo de um parque infantil em Wooler, Northumberland, um condado no norte de Inglaterra.
O primeiro dos dispositivos, que ainda continha uma carga, foi descoberto em janeiro, e foi seguido por descobertas muito maiores. Prevê-se que ainda mais bombas venham a ser desenterradas.
As autoridades britânicas acreditam que aquela zona foi utilizada como campo de treino da Guarda Nacional do Reino Unido e que a munição foi enterrada no final da guerra.
“Nunca pensei que, como vereador paroquial, estaria a lidar com o desarmamento de bombas”, comentou Mark Mather, citado pela BBC. “É impressionante pensar que as crianças estavam a brincar em cima de bombas e tem sido uma situação realmente desafiante. Só limpámos um terço de todo o parque e ainda podemos encontrar outro poço com mais bombas”, prosseguiu.
Em dezembro, o Centro Paroquial de Wooler garantiu uma doação de 150 mil libras para construir um parque infantil totalmente inclusivo, mas a 14 de janeiro foi encontrado o primeiro objeto suspeito durante escavações. Especialistas do Quartel de Catterick confirmaram tratar-se de uma bomba de treino.
No dia seguinte, foi encontrado outro dispositivo, o que levou o Ministério da Defesa a ordenar uma inspeção completa do local. No espaço de dois dias, a empresa especializada Brimstone Site Investigations encontrou mais 65 bombas, cada uma com cerca de 4,5 quilos. O perímetro foi ampliado nos dias seguintes e foram encontradas mais 90 bombas.
"Chamam-se bombas de treino, por isso não são ativas, mas ainda carregam uma carga e foram encontradas com o fusível e o conteúdo intactos, o que pode ser perigoso”, esclareceu Mather.
A previsão é que os trabalhos continuem até pelo menos meados de fevereiro.