Premium Arqueólogos querem saber a idade do gigante de Cerne Abbas

Análise ao solo poderá determinar a idade da figura de giz, de 55 metros, desenhada numa das colinas de Dorset, no Reino Unido.

Os arqueólogos vão tentar determinar pela primeira vez a idade do misterioso gigante de Cerne Abbas. A figura de 55 metros de altura, de giz, representa um homem nu, de falo ereto e a segurar um bastão, fica localizada perto da vila de Cerne Abbas, em Dorset, no Reino Unido. A primeira referência a este gigante data de 1694 e o folclore local há muito tempo o considera um auxiliar de fertilidade.

No entanto, as origens e o objetivo da maior e talvez mais conhecida figura de giz da Grã-Bretanha estão envoltos em mistério. Entre as várias teorias, há quem defenda que se trata de um antigo símbolo da espiritualidade, provavelmente do período celta, ou uma imagem do herói greco-romano Hércules, mas também há quem diga que se trata de uma caricatura do militar Oliver Cromwell (que liderou a Revolução Puritana contra o rei Carlos I, em meados do século XVII), com o enorme bastão na mão como uma referência ao governo repressivo e o falo de dez metros como referência irónica ao seu puritanismo.

Ler mais

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG