Os nomeados, o apresentador, o jantar vegan: um guia para os Globos de Ouro

Prémios para cinema e televisão são entregues em Hollywood na madrugada de domingo para segunda-feira.

Com seis nomeações para os Globos de Ouro, o filme Marriage Story, de Noam Baumbach, lidera a lista de favoritos aos prémios que são entregues nesta noite. Era Uma vez... em Hollywood (de Quentin Tarantino) e O Irlandês (de Martin Scorsese), ambos com cinco nomeações, e Joker (de Todd Philips), com quatro nomeações, são outros possíveis vencedores.

Na televisão, as séries Chernobyl, The Crown e Unbelievable têm todas quatro nomeações. Apesar do sucesso da última temporada, A Guerra dos Tronos conseguiu apenas uma nomeação, para Kit Harington (melhor ator em série dramática).

No total são 25 os Globos de Ouro, para cinema e televisão, atribuídos pela Associação de Imprensa Estrangeira em Hollywood, composta por cerca de 90 jornalistas. Depois das listas e dos prémios que encerraram o ano passado, estes são os primeiros prémios de 2020 e, no caso do cinema, os Globos são vistos como uma antecipação dos Óscares - cujos nomeados só são conhecidos no próximo dia 13.

Esta é a 77.ª edição dos Globos de Ouro. A cerimónia começa às 17.00 na Califórnia, ou seja, à 01.00 em Lisboa (já na madrugada de domingo para segunda-feira).

1. O ano do streaming

Neste ano, a Netflix conseguiu estar nomeada pela primeira vez nas categorias de melhor filme (dramático e de comédia) e fê-lo não com um mas com quatro títulos: O Irlandês, Marriage Story, Os Dois Papas e Dolemite Is My Name. Com um total de 17 nomeações, a Netflix é a distribuidora de cinema com mais possibilidades de ganhar prémios, muito à frente da Sony (oito nomeações), da Walt Disney e da Warner Brothers (seis nomeações cada).

Nos prémios de televisão, o cenário repete-se. A Netflix é também a distribuidora com mais nomeações - 17 -, seguida de perto pela HBO, com 15. Muito longe dos canais "tradicionais".

2. Mais um recorde para Scorsese?

Martin Scorsese já recebeu o Globo de Ouro de melhor realizador por Gangs de Nova Iorque (em 2003), Entre Inimigos (em 2007) e Hugo (em 2012). Foi nomeado mais cinco vezes (O Touro Enraivecido, Tudo Bons Rapazes, A Idade da Inocência, Casino, O Aviador) mas não ganhou. Se ganhar neste ano, com O Irlandês, irá igualar o recorde de Elia Kazan, que é até agora o único realizador com quatro Globos de Ouro (A Luz É para Todos, Há Lodo no Cais, A Voz do Desejo e América, América).

3. A ausência das mulheres

Na categoria de melhor realizador, são cinco os nomeados e são todos homens: Bong Joon-ho (por Parasitas), Sam Mendes (1917), Martin Scorsese (O Irlandês), Quentin Tarantino (Era Uma Vez... em Hollywood) e Todd Phillips (Joker). Barbra Streisand é, até hoje, a única mulher que ganhou um Globo de Ouro nesta categoria, com Yentl, em 1984. Apesar das vozes críticas nos últimos anos, a verdade é que Hollywood continua muito masculina.

4. Parasitas é o Roma deste ano?

Uma das regras dos Globos de Ouro é que os filmes têm de ser falados pelo menos 50% em língua inglesa para serem nomeados na categoria de melhor filme. Essa regra coloca automaticamente de parte títulos como o espanhol Dor e Glória, de Pedro Almodóvar, ou o filme americano mas maioritariamente falado em mandarim, A Despedida, de Lulu Wang, que estão nomeados na categoria de melhor filme estrangeiro. Esse é também o caso do sul-coreano Parasitas, de Bong Joon-ho, o vencedor da Palma de Ouro de Cannes que, além de estar nomeado como filme estrangeiro, tem ainda nomeações para o realizador e o argumento.

Pode muito bem acontecer que Parasitas repita o sucesso de Roma, de Alfonso Cuarón, que no ano passado ganhou dois Globos de Ouro (filme estrangeiro e realizador), pondo toda a gente a questionar o que aconteceria se não houvesse a tal exigência da língua inglesa...

5. A primeira vez deles

Meryl Streep está nomeada pela 32.ª vez para um Globo de Ouro, o que é um recorde. Mas há atores estreantes nestas andanças. É o caso de Ana de Armas, de 31 anos, que já vimos em Blade Runner 2049 e agora interpreta Maria em Knives Out: Todos São Suspeitos. Também Awkwafina, de 31 anos, que depois de Asiáticos Ricos e Loucos faz algo completamente diferente no filme A Despedida. Cynthia Erivo, de 32 anos, é nomeada pelo seu papel em Harriet. Phoebe Waller-Bridge, de 34 anos, brilhou na série Fleabag. Taron Egerton, de 30 anos, tornou-se conhecido do mundo ao interpretar Elton John no filme Rocketman. Kit Harington, de 33 anos, já é bem conhecido há algum tempo como Jon Snow em Guerra dos Tronos, mas só agora foi nomeado. E Paul Rudd, o mais velho dos estreantes, foi nomeado aos 50 anos por Living with Yourself.

6. Um jantar vegan

A cerimónia dos Globos de Ouro realiza-se na International Ballroom, a mais conhecida sala do hotel The Beverly Hilton, na Califórnia, EUA. Muito mais descontraída do que a cerimónia dos Óscares, a entrega dos prémios acontece após um jantar para 1300 convidados, que, desta vez, será completamente vegetariano, incluindo uma sopa e um risotto de cogumelos com couve de Bruxelas e cenouras. A água será servida em garrafas de vidro (assim como a bebida oficial da noite que, como de costume, é o champanhe Moët & Chandon). As preocupações ambientais estão na ordem do dia e a organização anunciou que está a fazer um esforço para diminuir ao máximo o desperdício.

7. O regresso de Ricky Gervais

O humorista britânico Ricky Gervais, de 58 anos, será o anfitrião da noite, pela quinta vez, depois de ter apresentado a cerimónia entre 2010-2012 e depois em 2016. Ele prometeu que esta será a última vez. E também disse que não vai atacar ninguém "especificamente" mas vai seguramente criticar a vaidade e a hipocrisia no meio artístico.

Para apresentar os prémios, irão subir ao palco, entre outros, Jennifer Aniston, Christian Bale, Antonio Banderas, Jason Bateman, Cate Blanchett, Pierce Brosnan, Glenn Close, Daniel Craig, Leonardo DiCaprio, Will Ferrell, Salma Hayek, Scarlett Johansson, Elton John, Harvey Keitel, Jennifer Lopez, Rami Malek, Helen Mirren, Gwyneth Paltrow, Brad Pitt, Amy Poehler, Margot Robbie, Paul Rudd, Wesley Snipes, Octavia Spencer, Charlize Theron, Sofia Vergara, Naomi Watts, Rachel Weisz e Reese Witherspoon (alguns deles poderão também subir ao palco para receber algum prémio).

8. Prémio de carreira para Tom Hanks

Tom Hanks, que está nomeado como melhor ator secundário pelo seu papel em Um Amigo Extraordinário, é o galardoado deste ano com o prémio de carreira Cecil B. De Mille.

Ellen DeGeneres vai receber o prémio Carol Burnett. É a segunda vez que este prémio é entregue e no primeiro ano a premiada foi a própria Carol Burnett. Este prémio distingue alguém que tenha contibuído de forma excecional para o meio televisivo, no ecrã e fora dele.

9. Em Portugal só vemos a passadeira vermelha

Dezoito milhões de pessoas em todo o mundo deverão ver em direto a entrega dos prémios. Mas não em Portugal. A cerimónia dos Globos de Ouro, que nos EUA é um exclusivo da NBC, não será transmitida em direto por nenhum dos canais de televisão portugueses. Apenas será possível acompanhar a passadeira vermelha, no canal E!, a partir das 23.00 de domingo.

10. Esta é a lista completa de nomeados

CINEMA

Melhor Filme Dramático
Marriage Story
1917
(estreia a 23 de janeiro)
Os Dois Papas
O Irlandês
Joker

Melhor ator em filme dramático
Christian Bale, Ford vs. Ferrari
Antonio Banderas, Dor e Glória
Adam Driver, Marriage Story
Joaquin Phoenix, Joker
Jonathan Pryce, Os Dois Papas

Melhor atriz em filme dramático
Cynthia Erivo, Harriet
Saoirse Ronan, Mulherzinhas (estreia a 30 de janeiro)
Charlize Theron, Bombshell: O Escândalo (estreia a 23 de janeiro)
Renée Zellweger, Judy
Scarlett Johansson, Marriage Story

Melhor filme de comédia ou musical
Dolemite Is My Name
Jojo Rabbit
Era Uma Vez em Hollywood
Rocketman
Knives Out: Todos São Suspeitos

Melhor ator em filme de comédia ou musical
Daniel Craig, Knives Out: Todos São Suspeitos
Roman Griffin Davis, Jojo Rabbit
Taron Egerton, Rocketman
Eddie Murphy, Dolemite Is My Name
Leonardo DiCaprio, Era Uma Vez... em Hollywood

Melhor atriz em filme de comédia ou musical
Ana de Armas, Knives Out: Todos São Suspeitos
Awkwafina, A Despedida (estreia a 9 de janeiro)
Cate Blanchett, Onde Estás, Bernadette?
Beanie Feldstein, Booksmart: Inteligentes e Rebeldes
Emma Thompson, Late Night

Melhor ator secundário de cinema
Tom Hanks, Um Amigo Extraordinário (estreia a 6 de fevereiro)
Al Pacino, O Irlandês
Joe Pesci, O Irlandês
Brad Pitt, Era Uma Vez... em Hollywood
Anthony Hopkins, Os Dois Papas

Melhor atriz secundária em cinema
Kathy Bates, O Caso de Richard Jewell
Annette Bening, The Report
Laura Dern, Marriage Story
Jennifer Lopez, Ousadas e Golpistas
Margot Robbie, Bombshell: O Escândalo

Melhor realizador
Bong Joon-ho, Parasitas
Sam Mendes, 1917
Martin Scorsese, O Irlandês
Quentin Tarantino, Era Uma Vez... em Hollywood
Todd Phillips, Joker

Melhor argumento
O Irlandês
Marriage Story
Era Uma Vez... em Hollywood
Parasitas
Os Dois Papas

Melhor banda sonora
Joker
Mulherzinhas
Marriage Story
Orfãos de Brooklyn
1917

Melhor canção
Beautiful Ghosts, Taylor Swift e Andrew Lloyd Webber, Cats
(I'm Gonna) Love Me Again, Elton John, Rocketman
Into the Unknown, Kristen Anderson-Lopez e Robert Lopez, Frozen II
Spirit, Beyoncé, O Rei Leão
Stand Up, Harriet

Melhor filme em língua estrangeira
Les Misérables
Portrait of a Lady on Fire
Dor e Glória
Parasitas
A Despedida

Melhor filme de animação
Frozen II: O Reino do Gelo
Como Treinares o Teu Dragão: o Mundo Secreto
O Rei Leão
Mr. Link
Toy Story 4

TELEVISÃO

Melhor série de comédia ou musical
The Kominsky Method
The Marvelous Mrs. Maisel
The Politician
Barry
Fleabag

Melhor ator em série de comédia ou musical
Michael Douglas, O Método Kominsky
Bill Hader, Barry
Ben Platt, The Politician
Paul Rudd, Living with Yourself
Ramy Youssef, Ramy

Melhor atriz em série de comédia ou musical
Christina Applegate, Dead to Me
Rachel Brosnahan, Marvelous Mrs. Maisel
Kirsten Dunst, On Becoming a God in Central Florida
Natasha Lyonne, Russian Doll
Phoebe Waller-Bridge, Fleabag

Melhor série dramática
Big Little Lies
Killing Eve
The Morning Show
Succession
The Crown

Melhor ator em série dramática
Brian Cox, Succession
Kit Harington, A Guerra dos Tronos
Rami Malek, Mr. Robot
Billy Porter, Pose
Tobias Menzies, The Crown

Melhor atriz em série dramática
Jennifer Aniston, The Morning Show
Olivia Colman, The Crown
Jodie Comer, Killing Eve
Nicole Kidman, Big Little Lies
Reese Witherspoon, The Morning Show

Melhor telefilme ou minissérie
Catch-22
Chernobyl
Fosse/Verdon
The Loudest Voice
Unbelievable

Melhor ator em telefilme ou minissérie
Christopher Abbott, Catch-22
Sacha Baron Cohen, The Spy
Russell Crowe, The Loudest Voice
Sam Rockwell, Fosse/Verdon
Jared Harris, Chernobyl

Melhor atriz em telefilme ou minissérie
Kaitlyn Dever, Unbelievable
Joey King, The Act
Helen Mirren, Catherine the Great
Merritt Weaver, Unbelievable
Michelle Williams, Fosse/Verdon

Melhor ator secundário TV
Alan Arkin, The Kominsky Method
Kieran Culkin, Succession
Andrew Scott, Fleabag
Stellan Skarsgard, Chernobyl
Henry Winkler, Barry

Melhor atriz secundária TV
Patricia Arquette, The Act
Helena Bonham Carter, The Crown
Toni Collette, Unbelievable
Meryl Streep, Big Little Lies
Emily Watson, Chernobyl

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG