Há quatro mestrados nacionais entre os melhores do mundo
Portugal tem quatro dos melhores mestrados em Finanças do mundo. O ranking “Masters in Finance 2024”, do Financial Times (FT), que avalia a qualidade destes programas nas universidades e escolas de negócios internacionais, distinguiu as formações das portuguesas Nova SBE, Católica-Lisbon, ISEG e Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP). O país voltou a assegurar três escolas no top 30 mundial.
Nesta edição do ranking do FT, o mestrado internacional em Finanças da Nova SBE subiu à 7.ª posição, escalando quatro lugares face à avaliação de 2023. O programa foi avaliado em quase duas dezenas de indicadores, agregados às dimensões de progresso de carreira dos graduados, diversidade da escola, experiência internacional, investigação e pegada de carbono. As classificações obtidas reforçaram a sua liderança em Portugal, onde ocupa mais uma vez o primeiro lugar a nível nacional. A formação da Nova SBE registou especial destaque nos indicadores de mobilidade internacional dos graduados e experiência de curso internacional.
A Católica-Lisbon obteve a 16.ª posição numa lista que classifica os 65 melhores mestrados de Finanças de todo o mundo de entre centenas de programas nos cinco continentes. O resultado evidencia uma subida de cinco posições face ao ranking de 2023. Os graduados da Católica-Lisbon aumentaram o seu salário inicial 98% nos primeiros três anos de trabalho após a formação, o que coloca esta instituição de ensino na quarta posição mundial no critério de progressão salarial.
O ISEG assegurou a 30.ª posição mas viu a sua avaliação cair sete lugares. O programa desta faculdade foi reconhecido como tendo uma empregabilidade de 100% no espaço de três meses. Entre as portuguesas, foi destacada no indicador de rede de contactos profissionais.
A FEP ficou no 55.º lugar, destacando-se no retorno do investimento académico. Ou seja, os diplomados desta faculdade recuperam o esforço financeiro do curso num curto espaço de tempo, de acordo com os salários atuais, a duração do curso e as propinas.
O top 3 do ranking do FT é ocupado por escolas francesas. A ESCP Business School lidera a lista, seguida da HEC Paris e, a fechar, encontra-se a Skema Business School.
Nesta edição do “Masters in Finance 2024” foram avaliados 18 indicadores das formações e escolas, agrupados em cinco categorias principais, como já referido. A análise baseia-se em informações recolhidas através de dois inquéritos distintos, sendo um destinado às escolas de Economia e Gestão e o outro aos antigos alunos. As instituições de ensino têm de cumprir critérios rigorosos, incluindo possuir acreditações internacionais, para serem elegíveis à avaliação do FT.
sonia.s.pereira@dinheirovivo.pt