Feira de máquinas junta mais de 400 empresas na Exponor
A EMAF – Feira Internacional de Máquinas, Equipamentos e Serviços para a Indústria arranca esta terça-feira, dia 27 de maio, na Exponor, Matosinhos, numa edição que conta com a participação de 437 empresas.
O certame, que se estende-se pelos seis pavilhões do recinto, conta com uma forte presença internacional. Segundo a organização, verifica-se a participação de "empresas vindas de paragens tão diferentes como Alemanha, China, Dinamarca, Espanha, Itália, Reino Unido ou Coreia do Sul".
Até 30 de maio, as mais de 400 empresas expositoras vão apresentar as suas propostas para os desafios da digitalização e das tecnologias inteligentes da indústria 4.0.
Para Diogo Barbosa, diretor-geral da Exponor, esta 20.ª edição da EMAF será "marcante" e "permitirá aos expositores não só potenciar oportunidades de negócio, como também estreitar relações e consolidar parcerias com impacto no futuro da indústria”.
As expositoras irão também apresentar ofertas de trabalho na Bolsa de Emprego da EMAF, uma iniciativa que vai para a sua terceira edição.
O programa da EMAF integra ainda três conferências. No dia da abertura, terá lugar o seminário "Manutenção Industrial e Gestão de Ativos", que contará com Luís Miguel Ribeiro, presidente da AEP - Associação Empresarial de Portugal, e João Domingues Cruz, presidente da APMI - Associação Portuguesa de Manutenção e Gestão de Ativos.
Para 28 de maio, está agendada a 1.ª edição do Future Summit, numa coorganização da AEP, da AIMMAP - Associação dos Industriais Metalúrgicos, Metalomecânicos e Afins de Portugal, Exponor e do CEiiA - Centro de Engenharia e Desenvolvimento, onde temas como a nova ordem mundial e as movimentações geopolíticas estarão em destaque.
Já no dia 29, a AIMMAP promove a conferência "A Transformação Digital da Indústria – Upgrade da Automação Exponenciada pela Inteligência Artificial", onde se irá refletir sobre matérias como os polos de inovação digital e tecnologias de produção.
à EMAF será ainda palco da 12.ª edição do Concurso de Inovação, uma coorganização da Exponor e da revista Robótica. Destinado aos expositores inscritos no evento, o concurso avalia fatores como a conceção, originalidade e operacionalidade dos produtos apresentados.