Ticha Penicheiro distinguida com a Ordem do Infante D. Henrique
Antiga jogadora de basquetebol foi a convidada de Marcelo Rebelo de Sousa no programa Desportistas no Palácio, em Belém.
Ticha Penicheiro foi esta terça-feira agraciada pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, com a Comenda da Ordem do Infante D. Henrique, como forma de reconhecimento pela sua carreira no basquetebol.
Relacionados
À margem da iniciativa Desportistas no Palácio, que já levou a Belém desportistas como Rosa Mota, Jorge Fonseca, João Sousa, Frederico Morais, Patrícia Mamona, Telma Monteiro e Nélson Évora, por exemplo, o Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa distinguiu a única atleta portuguesa com um lugar no Hall of Fame da WNBA, que já em 1999 havia sido agraciada por Jorge Sampaio com o grau de Oficial da Ordem do Infante D. Henrique.
"Lembro-me de passar muitas noites a ver jogos da NBA e quando começaram a transmitir jogos da WNBA recordo-me de sentir uma alegria imensa de ver uma portuguesa entre as melhores. Considero que a Ticha merece subir um grau na condecoração e esta distinção é um agradecimento pela carreira dela e também um estímulo às vossas", disse Marcelo Rebelo de Sousa, perante mais de 300 alunos que estiveram presentes no Picadeiro Real do Museu Nacional dos Coches.
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
Após agradecer a "grande honra" de receber a condecoração e revelar que a final de WNBA ganha pelas Sacramento Monarchs em 2005 foi o momento mais feliz da vida desportiva, a basquetebolista, que terminou a carreira em 2012, ofereceu a Marcelo Rebelo de Sousa a camisola com que disputou essa final.
"É uma grande honra e uma grande surpresa receber esta distinção. Sou portuguesa de coração, nunca esqueci o meu país e ser condecorada por um presidente que respeito tanto, que além de presidente é um ser humano incrível, é uma grande alegria", concluiu a ex-basquetebolista.