O jogo do ora erras tu, ora erro eu, terminou empatado (veja os golos)

Sporting foi a Guimarães empatar na 25.º jornada da I Liga, no regresso do futebol aos relvados após paragem forçada devido à pandemia. Sporar bisou no encontro em que Rúben Amorim estreou dois miúdos.

As despidas bancadas do D. Afonso Henriques foram testemunhas silenciosas de mais um regresso em falso. Depois da derrota do FC Porto em Famalicão (2-1) e o empate do Benfica com o Tondela (0-0), também o Sporting não conseguiu vencer. O empate em Guimarães (2-2) na 25.ª jornada da I Liga, deixa a equipa leonina em quarto lugar, com 43 pontos, enquanto o Vitória, que vinha de três triunfos consecutivos, está agora em sexto lugar, com 38.

Sem o colorido sonoro dos adeptos deu para ouvir os pensamentos dos jogadores mais comedidos nos palavrões do que no contacto físico na hora de festejar os golos.

A ronda da retoma revelou uma boa dinâmica inicial das duas equipas no encontro. A batalha a meio campo foi equilibrada e sem medo de contacto. Foi rasgadinho à moda antiga em alguns momentos e com uma solidariedade recíproca incomum no que diz respeito a erros. Se o guarda-redes do Vit. Guimarães (Douglas) ofereceu a bola a Sporar para marcar aos 18 minutos de jogo, o do Sporting (Maximiliano) fez o mesmo com João Carlos Teixeira. E assim o jogo foi para intervalo empatado (1-1).

No segundo tempo Jovane cresceu no jogo e alavancou os leões. Foi o médio a iniciar uma excelente movimentação ofensiva, que terminou em mais um golo de Sporar. O esloveno escapou à defesa vitoriana e fez o segundo golo da noite. O árbitro Carlos Xistra ainda teve dúvidas sobre a posição do avançado leonino e pediu a ajuda do VAR, que validou o lance por sete centímetros. Um golo com o contributo do guarda-redes na baliza. Noite desastrada de Douglas, que teve oportunidade para se redimir já depois dos 90 minutos e evitar o golo do triunfo leonino.

O Sporting tinha mais fulgor, mas os vimaranenses eram cada vez mais homogéneos e chegaram ao empate. Marcus Edwards aproveitou uma bola perdida para fazer o 2-2. Depois Joseph Amoah foi expulso e a equipa de Ivo Vieira perdeu o meio campo e ficou sem fôlego para ir para cima do Sporting na procura da vitória. O empate acaba por ser um bom resultado para os vimaranenses que estiveram a perder por duas vezes no jogo.

Inscrito como adjunto, por não ter as habilitações necessárias para treinar na I Liga, Rúben Amorim, estava obrigado a estar de máscara no banco, o que dificultou a passagem da mensagem no segundo jogo no comando dos leões. O técnico leonino promoveu as estreias de dois miúdos, Eduardo Quaresma (defesa-central) e Matheus Nunes (médio). O central de 18 anos encaixou numa defesa a três, com Coates e Mathieu no eixo da defesa, enquanto o brasileiro, de 21 anos, ocupou o lugar do lesionado Wendel.

VEJA OS GOLOS

2-2 68' Golo do Vit. Guimarães: Marcus Edwards

1-2 51' Golo do Sporting: Sporar

1-1 32' Golo do Vit. Guimarães: João Carlos Teixeira

0-1 18' Golo do Sporting: Sporar

FICHA DE JOGO

Jogo no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães.

Vitória de Guimarães - Sporting, 2-2.

Ao intervalo: 1-1

Marcadores: 0-1, Sporar, 18'; 1-1, João Carlos Teixeira, 32'; 1-2, Sporar, 52; 2-2, Marcus Edwards, 68'

Equipas:

Vitória de Guimarães: Douglas, Victor Garcia, Frederico Venâncio, Bondarenko, Florent, Pepê, Joseph, João Carlos Teixeira (Lucas Evangelista, 79), Marcus Edwards, Davidson (Suliman, 90+3) e Léo Bonatini (Bruno Duarte, 69)

Treinador: Ivo Vieira

Sporting: Luís Maximiano, Eduardo Quaresma, Coates, Mathieu, Rafael Camacho, Battaglia, Matheus Nunes (Doumbia, 66), Acuña, Jovane Cabral, Vietto (Plata, 73) e Sporar

Treinador: Rúben Amorim

Árbitro: Carlos Xistra (Associação de Futebol de Castelo Branco).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Bondarenko (21'), Joseph (23' e 76'), Battaglia (34'), Matheus Nunes (40') e João Carlos Teixeira (45'+1'). Cartão vermelho por acumulação de cartões amarelos para Joseph (76').

Assistência: Jogo realizado à porta fechada devido à pandemia de covid-19.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG