Sporting (com mais um) empata e falha quinta vitória seguida

Leões deslocaram-se esta segunda-feira a Moreira de Cónegos e empataram sem golos com o Moreirense, que ficou reduzido a dez jogadores aos 51 minutos, em jogo da 30.ª jornada da I Liga.

Depois de conseguir quatro vitórias seguidas pela primeira vez na época, o Sporting queria o quinto triunfo frente ao Moreirense. Os três pontos permitiam fugir ao Sp. Braga na luta pelo 3.º lugar e encurtar distâncias para o Benfica apesar do segundo lugar ser uma miragem. Mas esta noite de segunda-feira, no fecho da jornada 30 da I Liga, os leões ficaram-se pelo empate sem golos e um ponto para a tabela. Com este empate, a equipa leonina permanece em terceiro, com 56 pontos, mais três do que os bracarenses. Já a equipa de Moreira de Cónegos não perde há quatro jogos e está num tranquilo oitavo lugar, com 39 pontos.

No início do jogo foi preciso recorrer ao 1, 96 metros de Coates para reparar um buraco nas redes da baliza do lado do Sporting. Talvez por culpa dos minutos de atraso que quebraram a vontade de começar a jogar, o encontro começou morno e dividido em Moreira de Cónegos.

A organização do Moreirense - com Halliche e Bilel nos lugares de Iago e Luís Machado - dificultou a construção nas linhas recuadas do Sporting, que voltou a ter Acuña e Jovane, Neto e Battaglia no onze inicial. A equipa leonina apesar de ter mais bola não conseguia levar perigo à baliza de Pasinato. Do outro lado Max ia controlando as bolas à malha lateral, mas ainda viu Filipe Soares tentar o golo num remate acrobático. O pontapé bicicleta saiu por cima da baliza e o perigo passou.

E assim se chegou a intervalo, sem oportunidades de golo ou sequer remates enquadrados com a baliza e com 50% de posse de bola para cada uma das equipas. Mais equilibrado impossível.

No segundo tempo esperava-se mais iniciativa leonina na busca pelo golo e Plata tornou a tarefa mais acessível ao sacar um vermelho a Halliche e a deixar o Moreirense a jogar com dez aos 51 minutos. No entanto ainda demorou até a equipa leonina organizar o seu jogo ofensivo. Logo depois Rúben mexeu na equipa para dar criatividade e imprevisibilidade ao meio campo. Wendel entrou para o lugar de Battaglia e Nuno Mendes entrou para o lado esquerdo da defesa e fez adiantar Acuña.

Por vezes lento a circular a bola e com dificuldades em fazer jogo pelos corredores, os leões não conseguiam chegar à baliza. Desta vez Jovane, que voltou após lesão e com visual renovado, esteve desastrado no remate e o golo não apareceu...

Com menos um, a estratégia de Ricardo Soares mudou. Sobreviver e ganhar um ponto passou a ser a nova missão da equipa de Moreira de Cónegos. A primeira real oportunidade de golo do Sporting só surgiu aos 68 minutos, mas Sporar permitiu a defesa de Pasinato. Sem ser muito exuberante ou ter oportunidades para brilhar, o guarda-redes do Moreirense mostrou segurança na baliza até ao fim.

Um lance de possível grande penalidade a favor do Sporting no último minuto de jogo ainda deu a ideia de que a história da partida poderia mudar e sorrir aos leões, mas o árbitro Tiago Martins com a ajuda do VAR não viu intensidade suficiente no lance para penalizar o Moreirense.

FICHA DE JOGO

Jogo no Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas, em Moreira de Cónegos

Moreirense-Sporting, 0-0

Equipas:

Moreirense: Pasinato, João Aurélio, Halliche, Rosic, Abdu Conté, Sori Mané, Alex Soares (Steven Vitória, 54'), Filipe Soares (Nuno Santos, 90'), Bilel (Luís Machado, 90'), Gabrielzinho (Djavan, 62') e Fábio Abreu (Nenê, 90')

Treinador: Ricardo Soares

Sporting: Luís Maximiano, Luís Neto, Coates, Borja (Nuno Mendes, 61'), Ristovski (Joelson Fernandes, 66'), Battaglia (Wendel, 61'), Matheus Nunes, Acuña, Gonzalo Plata, Jovane Cabral e Sporar

Treinador: Rúben Amorim

Árbitro: Tiago Martins (Associação de Futebol de Lisboa)

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Abdu Conté (18'), Acuña (25'), Borja (34'), Pasinato (38'), Steven Vitória (85') e Gonzalo Plata (90'+5'). Cartão vermelho direto para Halliche (51')

Assistência: Jogo realizado à porta fechada devido à pandemia de covid-19

. .

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG