Yolanda Hopkins posa para fotografia após vitória no Brasil.
Yolanda Hopkins posa para fotografia após vitória no Brasil.Foto: WSL

Surfista portuguesa Yolanda Hopkins vence Saquarema Pro no Brasil

Esta é a primeira conquista de um Challenger Series da Liga Mundial de Surf (WSL) da carreira da algarvia de 27 anos.
Publicado a
Atualizado a

A surfista Yolanda Hopkins conquistou neste sábado, 18 de outubro, a conquista do Saquarema Pro, no Rio de Janeiro, no que é a primeira vitória em Challenger Series da Liga Mundial de Surf (WSL) na carreira da portuguesa.

A algarvia, de 27 anos, superou na final a espanhola Annette Gonzalez Etxabarri, somando 13,16 pontos, em 20 possíveis, nas duas melhores ondas (7,33 e 5,83), contra 10,20 (5,33 e 4,87) da adversária basca.

Yolanda Hopkins já tinha assegurado matematicamente a entrada no World Surf League Championship Tour (CT) de 2026.

Challenger Series da Liga Mundial de Surf (WSL) na carreira da portuguesa.

Será a primeira portuguesa a conseguir alcançar o Championship Tour - nos homens, Portugal já contou no passado com dois atletas (Tiago Pires e Frederico Morais) no circuito principal.

Francisca Veselko, quarta do ranking, e Teresa Bonvalot, oitava, continuam na corrida por um lugar entre as sete melhores do ranking, quando faltam apenas duas etapas para o fim da época.

Já em 2026, o Lexus Pipe Challenger, em Oahu, no Havai, entre 29 de janeiro e 09 de fevereiro, e o Newcastle Surfest, de 09 a 15 de março, na Austrália, são as duas últimas provas do circuito secundário.

Veselko esteve muito bem no início da temporada, com um triunfo em Newcastle, na Austrália, no que foi então o segundo triunfo luso na modalidade, depois de Teresa Bonvalot ter vencido em Sydney, em 2022.

O Banco do Brasil Saquarema Pro, na Praia de Itaúna, no Rio de Janeiro, é a quinta e penúltima etapa das Challenger Series (CS), que oferecem as vagas de acesso para o CT de 2026, 10 para a competição masculina, e sete para a feminina.

Yolanda Hopkins posa para fotografia após vitória no Brasil.
Como Yolanda Hopkins surfou sobre as dificuldades para entrar na elite mundial
Yolanda Hopkins posa para fotografia após vitória no Brasil.
Surfista Yolanda Hopkins brilha no Rio de Janeiro e fica mais perto da elite mundial

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt