Bruno Lage, treinador do Benfica.
Bruno Lage, treinador do Benfica.Foto: Pedro Rocha

Rui Costa garante continuidade de Bruno Lage: "Vai começar a próxima época, sim". Di María anuncia despedida

Leões receberam e venceram o Vit. Guimarães (2-0) na última jornada da I Liga. Benfica empatou (1-1) em Braga e viu o troféu seguir para casa do rival. FC Porto terminou o campeonato 2024/25 em 3.º.
Publicado a
Atualizado a

Di María confirma adeus à Luz

Di María confirmou este sábado que está de saída do Benfica, numa publicação nas redes sociais após o empate com o Sp. Braga: "Foi o meu último jogo do campeonato com esta camisola e estou orgulhoso de a ter voltado a vestir."

"Não foi o resultado final que queríamos no campeonato. Trabalhámos arduamente para atingir o nosso objetivo. É muito doloroso terminar desta forma depois de um ano tão longo. Ainda há uma final no domingo e vamos lá com toda a nossa vontade e alegria para a ganhar. Juntos como sempre. Obrigado pelo vosso apoio benfiquistas", escreveu também o argentino, de 37 anos.

Rui Costa garante continuidade de Bruno Lage

Depois de Bruno Lage ter afirmado na sala de imprensa, em Braga, que não será um problema no Benfica, abrindo portas a um cenário de saída, o presidente encarnado Rui Costa foi pronto a reagir e garantir a continuidade do técnico na próxima temproada.

"O Bruno nunca foi um problema para o Benfica, disse-o e disse bem. Chegou já com a época a começar, ganhou a Taça da Liga, está na final da Taça de Portugal e lutou até ao fim no campeonato. É o menos culpado desta situação. Tal como eu e como todos os que representam o clube, está duplamente frustrado", afirmou.

"A realidade é que para a semana temos uma final para disputar. Temos que ter a coragem de sair deste luto o mais rapidamente possível, daqui a 7 dias joga-se uma final que não anula a ausência deste título, mas é mais um troféu em disputa que o Benfica se tem de apresentar em condições de ganhar", acrescentou o líder encarnado, que foi depois muito taxativo em relação ao futuro do técnico: "Vai começar a próxima temporada, sim."

Já sobre a sua própria situação, e se pondera ou não a recandidatura à presidência, afastou "notícias que saíram ontem - que não sei de onde vêm" e disse que "não é tempo para pensar nisso". "O meu foco é estar concentrado nos propósitos da equipa e, neste momento, ainda temos uma Taça de Portugal e um Mundial de Clubes para jogar. A seu tempo, saberei decidir o que é melhor para mim e para o Benfica. Nunca me coloquei acima do Benfica", referiu.

Sobre Di María: "Irão saber depois, iremos analisar com o próprio jogador e saber que condições temos".

Bruno Lage garante que não será problema para o Benfica

Em conferência de imprensa após o último jogo do campeonato, em Braga, o treinador do Benfica, Bruno Lage, abriu o coração sobre a sua relação com o clube e o seu futuro, garantindo que nunca será um problema para o Benfica.

"O que posso dizer, relativamente à questão que temos vindo a adiar, é que devo muito ao Benfica. Jamais vou retribuir da mesma forma. Entrei com 27 anos para treinar os sub-11 e foi aqui que me formei como homem e treinador. Jamais, por muitos títulos que possa conquistar, jamais posso retribuir. Estou muito grato ao Benfica por este regresso, sou grato ao presidente por ter apostado em mim, mas jamais serei um problema. O meu regresso ao Benfica veio para ser uma solução e não um problema", referiu.

Sobre o futuro, garantiu conversa em breve com Rui Costa. "Falo constantemente com o presidente e sempre que temos oportunidades falámos das nossas opiniões, num futuro próximo teremos oportunidades para falar sobre isso. Perdemos o campeonato, vencemos a Taça da Liga, fizemos a campanha que fizemos na Liga dos Campeões, hoje é com orgulho que se fala de outros jogadores que não se falavam dessa maneira. Quanto ao meu futuro, o mais importante é o futuro do Benfica. Continuar no caminho certo para conquistar títulos. Abdico de tudo se sentir que sou o problema e não a solução", repetiu.

A festa do bicampeão é aqui

Siga a festa do bicampeão no liveblog criado para a cobertura das celebrações do 21.º título leonino, de Alvalade até à chegada ao Marquês de Pombal.

Bruno Lage, treinador do Benfica.
"Bi...campeões". O grito que ecoou pela madrugada dentro, já com promessas de 'tri' à mistura

Loucura em Alvalade. Jogadores já festejam

Veja as imagens do fotojornalista Gerardo Santos, que retratam a festa dos jogadores do Sporting no final do relvado após o final da partida.

FC Porto segura 3.º lugar. Boavista e Farense descem à II Liga. Estrela da Amadora salva-se, AVS joga playoff e Santa Clara rouba 5.º lugar ao Vitória. Todas as contas da I Liga

O Sporting confirmou o título de campeão, enquanto o FC Porto segurou o terceiro lugar.

Boavista e Farense foram despromovidos ao segundo escalão. São dois históricos do futebol nacional. Algarvios terminaram a época com os mesmos pontos do AVS SAD, mas com inferioridade no confronto direto. O AVS SAD, em 16.º, vai assim jogar playoff de manutenção frente ao Vizela, terceiro classificado da II Liga.

O Santa Clara garantiu a presença na próxima edição da Liga Conferência, ao terminar a I Liga na quinta posição, impondo-se por 2-1 ao Farense, e beneficiando da derrota do Vitória de Guimarães, em Alvalade.

Resultados da 34.ª jornada da I Liga

Famalicão - Casa Pia (2-1)

Rio Ave - Gil Vicente (1-1)

Sporting de Braga – Benfica (1-1)

Sporting - Vitória de Guimarães (2-0)

Estoril Praia - Estrela da Amadora (4-0)

FC Porto - Nacional (3-0)

Farense - Santa Clara (1-2)

Arouca - Boavista (4-1)

AVS - Moreirense (0-3)

Classificação

1 Sporting 82

2 Benfica 80

3 FC Porto 71

4 Sp. Braga 66

5 Santa Clara 57

6 Vitória SC 54

7 Famalicão 47

8 Estoril 46

9 Casa Pia 45

10 Moreirense 40

11 Rio Ave 38

12 Arouca 38

13 Gil Vicente 34

14 Nacional 34

15 Estrela Amadora 29

16 AVS SAD 27

17 Farense 27

18 Boavista 24

Ambiente pesado no Benfica, após empate em Braga

HUGO DELGADO / LUSA

Terminou em Alvalade. Sporting vence e é bicampeão nacional

"Bicampeões, bicampeões". Adeptos já festejam o 21.º título do Sporting. É o primeiro bicampeonato dos leões desde 1951/52. Vitória falha o 5.º lugar da Liga Conferência.

Adeptos já fazem a festa em Alvalade

FC Porto faz o 3-0

85'- Grande golo de Rodrigo Mora. Jovem jogador correu em direção à baliza do Nacional e só parou depois de colocar a bola na baliza. Mais um grande momento do 'miúdo' do FC Porto.

O golo que faltava para carimbar o bicampeonato... de Gyökeres.

81'- Gyökeres pois claro. É o 39.º golo do melhor marcador do campeonato e o 53.ª da época.

Classificação em tempo real

1.º Sporting 82 pontos

2.º Benfica 80 pontos

3.º FC Porto 71 pontos

4.º Sp. Braga 68 pontos

5.º Santa Clara 57 pontos

FC Porto faz 2-0 e quase garante o 3.º lugar

69' - Samu fez o segundo golo dos dragões diante do Nacional de grande penalidade. Avançado chegou aos 19 golos na I Liga e volta a igualar Pavlidis como 2.º melhor marcador da prova.

Pavlidis empata e relança esperança do Benfica

64' - Empate em Braga! Num lance de insistência, Di María serviu Pavlidis para fazer o 1-1! Bracarenses a jogar com dez, depois da expulsão de João Moutinho.

Classificação em tempo real

1.º Sporting 82 pontos

2.º Benfica 80 pontos

3.º FC Porto 71 pontos

4.º Sp. Braga 68 pontos

5.º Santa Clara 57 pontos

Golo do Sporting

55'- Obra prima de Pedro Gonçalves coloca o Sporting a vencer e solta a festa em Alvalade.

Classificação em tempo real

1.º Sporting 82 pontos

2.º Benfica 80 pontos

3.º FC Porto 71 pontos

4.º Sp. Braga 68 pontos

5.º Santa Clara 57 pontos

GERARDO SANTOS

Já se joga o segundo tempo

Resumo da 1.ª parte em Braga em fotos

Resumo da 1.ª parte em Alvalade em fotos

Luta pelo título ao intervalo: Sporting campeão

O Sporting não ia para o intervalo, em Alvalade e para o campeonato, empatado a zero, desde 31 de agosto quando derrotou o FC Porto por 2-0. Apesar disso, o golo de Zalazar ao Benfica coloca os leões com mão e meia na taça a 45 minutos do fim do campeonato.

Classificação ao intervalo

1.º Sporting 80 pontos

2.º Benfica 79 pontos

3.º FC Porto 71 pontos

4.º Sp. Braga 68 pontos

5.º Vit. Guimarães 55 pontos

Luta pela manutenção ao intervalo: Estrela goleado, mas a salvo para já

A fechar o primeiro tempo, o Farense empatou o jogo com o Santa Clara, com um golo de Neto.

Classificação ao intervalo

15.º Estrela da Amadora 29 pontos
17.º Farense 28 pontos
17.º AVS SAD 27 pontos 
18.º Boavista 24 pontos

Intervalo na Pedreira e em Alvalade

Santa Clara marca, ganha vantagem pelo 5.º lugar e 'desce' Farense

42'- Golaço de Gabriel Silva. O extremo brasileiro deixou Kaique fora do lance e colocou os açorianos na frente. O 1-0 pode mexer com o jogo de Alvalade, uma vez que perde o 5.º lugar, que dá acesso à Liga Conferência.

Luta pela manutenção: Estrela da Amadora a ser goleado e Boavista sentenciado

Aos 44 minutos o Estrela da Amadora perde por 4-0 com o Estoril e o Boavista por 3-1 com o Arouca. O Farense está a perder com o Santa Clara, por 1-0, e o AVS a ser derrotado pelo Moreirense, por 2-0.

Sporting-Vit.Guimarães: Varela impede Gyökeres de fazer o 1-0

32'- Viktor Gyökeres testou a atenção de Varela. Rui Borges já teve de substituir o lesionado Diomande por St. Juste.

Zalazar coloca Benfica a perder. Adeptos leoninos festejam golo do Sp. Braga

20'- Ricardo Horta caiu na área do Benfica e o árbitro Miguel Nogueira, depois de chamado ao VAR, marcou penálti. Zalazar chamado à marca dos 11 metros bateu Trubin, adiantando o Sp. Braga no jogo. O golo bracarense foi festejado nas bancadas de Alvalade, onde o Sporting continua empatado com o Vit. Guimarães (0-0).

EPA/HUGO DELGADO

Luta pela manutenção: Arouca afunda Boavista

Puche marcou e quase condenou Boavista.

Classificação 

15.º Estrela da Amadora, 29 pontos
16.º AVS SAD, 28 pontos
17.º Farense, 28 pontos
18.º Boavista, 24 pontos

Luta pela manutenção: Estrela da Amadora está a perder por 2-0

Um bis de Yanis Begraoiu (5 e 8 minutos) colocou o Estoril a vencer os tricolores, que ainda estão a salvo.

Classificação 

15.º Estrela da Amadora, 29 pontos
16.º AVS SAD, 28 pontos
17.º Farense, 28 pontos
18.º Boavista, 24 pontos

Diogo Costa (FC Porto) defende grande penalidade

12'- Joel Tagueu (Nacional) viu o guarda-redes portista defender o penálti que daria o empate aos insulares.

Sensação de golo em Alvalade

8'- Gonçalo Inácio, na sequência do canto, aproveitou uma saída em falso de Bruno Varela para cabecear e chegou a gritar-se golo nas bancadas, mas foi pura ilusão.

GERARDO SANTOS

FC Porto marca e ganha vantagem na luta elo 3.ª lugar

Que entrada do FC Porto. Francisco Moura aproveitou um cruzamento da direita e a saltou mais alto que a defesa adversária e fez o 1-0 no ... primeiro minuto de jogo.

Sp. Braga-Benfica: Perdida incrível de Leandro Barreiro

6'- Após um ressalto, Leandro Barreiro ficou isolado na cara de Hornicek, mas falhou o alvo.

Bancadas de Alvalade destacam Gyökeres, Pote e Hjulmand

GERARDO SANTOS

Começam os jogos em Alvalade e Braga

Sporting-Vit. Guimarães e Sp. Braga-Benfica são os jogos do título 2024/25.

Megaoperação de segurança de norte a sul

A Polícia de Segurança Pública (PSP) preparou uma das maiores operações do ano, com destaque para os dispositivos montados em Lisboa e Braga, cidades onde se disputam os jogos decisivos (Sporting-Vitória de Guimarães e Sp. Braga-Benfica) e onde podem decorrer festejos de grande dimensão.

Leia mais aqui:

Bruno Lage, treinador do Benfica.
PSP monta megaoperação em Lisboa e Braga para garantir segurança na última jornada da I Liga

Alvalade vai enchendo em clima de festa

O repórter fotográfico do DN Gerardo Santos retrata o ambiente em Alvalade, a uma hora do Sporting-Vitória de Guimarães que pode valer o título de campeão aos leões.

Os onzes iniciais de Sporting e Benfica para os jogos decisivos 

Na receção ao Vitória de Guimarães, o técnico leonino Rui Borges opta pelo seguintes jogadores.

Onze do Sporting:

Rui Silva; Eduardo Quaresma, Diomande e Gonçalo Inácio; Geny, Debast, Morita e Maxi Araújo; Trincão, Pote e Gyökeres.

Suplentes: Franco Israel, Francisco Silva, Matheus Reis, St. Juste, Harder, Fresneda, Biel, Geovany Quenda e Eduardo Felicíssimo

Onze do Vitória:

Bruno Varela; Miguel Maga, Borevkovic, Mikel Villanueva e João Mendes; Beni e Tiago Silva; Telmo Arcanjo, João Mendes e Gustavo Silva; Nélson Oliveira.

Suplentes: Charles, Marco Cruz, Chucho, Vando Félix, Hevertton Santos, Bruno Gaspar, Nuno Santos, Diogo Sousa e Ricardo Ribeiro.

Em Braga, as opções iniciais de Bruno Lage para o último jogo são as seguintes:

Onze do Benfica:

Trubin; Tomás Araújo, António Silva, Otamendi, Álvaro Carreras; Florentino Luís, Leandro Barreiro, Kokçu; Schjelderup, Pavlidis e Akturkoglu.

Suplentes: Samuel Soares, Arthur Cabral, Di María, Andrea Belotti, Samuel Dahl, Bruma, Tiago Gouveia, Nuno Félix e Adrian Bajrami.

Onze do Sp. Braga:

Lukas Hornicek, Víctor Goméz, Paulo Oliveira, Sikou Niakaté, Francisco Chissumba, Uros Racic, João Moutinho, Roger Fernandes, Rodrigo Zalazar, Ricardo Horta e Afonso Patrão.

Suplentes: Tiago Sá, Bambu, Vítor Carvalho, El Ouazzani, João Ferreira, Adrián Marín, Gharbi, Gorby e Gabri.

Números que marcam o fecho da I Liga

82 é o máximo de pontos que o campeão poderá fazer em 2024-25, o pior registo de um primeiro classificado desde 2019-20, quando o FC Porto de Sérgio Conceição venceu o título nacional com precisamente 82 pontos. Veja outros números que marcam este final de I Liga.

Bruno Lage, treinador do Benfica.
Emoção até ao fim. Os 30 números que marcam o fecho da I Liga

As decisões do campeonato jogam-se este sábado

Boa tarde e bem-vindo à cobertura de um sábado desportivo de todas as decisões na I Liga de futebol: Benfica e Sporting discutem o título; FC Porto e Sp. Braga o pódio; V. Guimarães e Santa Clara o acesso à Europa; Amadora, AVS, Farense e Boavista a permanência.

Título

Depois da igualdade a um golo no dérbi da 33.ª e penúltima jornada na Luz, 'leões' e 'águias' entram para a derradeira ronda com os mesmos 79 pontos, mas com o Sporting a precisar de fazer o mesmo resultado do Benfica para ser campeão, enquanto os 'encarnados' precisam de um deslize para ainda poderem festejar.

Em jogos marcados para as 18h00, o Sporting, que procura o primeiro bicampeonato desde que alcançou o 'tetra' em 1953/54 e não vai ter o capitão Morten Hjulmand, castigado, recebe o Vitória de Guimarães, enquanto o Benfica visita o Sporting de Braga.

Terceiro lugar

Os bracarenses ainda têm muito ténues esperanças de chegar ao pódio, uma vez que estão a três pontos do FC Porto, que recebe, igualmente no sábado, às 18h00, o já tranquilo Nacional, mas têm de vencer o Benfica e esperar que os 'dragões' sejam derrotados, além de terem de recuperar de uma diferença de sete golos.

Liga Conferência

Na luta pela presença na Liga Conferência, o Vitória de Guimarães (quinto) e o Santa Clara (sexto) entram para a última jornada em igualdade, com os mesmos 54 pontos, embora com vantagem no confronto direto para os vimaranenses, que apenas precisam de fazer o mesmo resultado que os açorianos, que jogam com o 'aflito' Farense.

Manutenção

Os lugares de despromoção também vão ser todos decididos na última jornada, com a certeza de que o lanterna-vermelha Boavista precisa de um 'milagre' para chegar ao play-off, uma vez que precisa de vencer em Arouca e que AVS (16.º) e Farense (17.º) percam com Moreirense e Santa Clara, respetivamente.

À entrada para a última jornada, o Estrela da Amadora (15.º), com 29 pontos, é a primeira equipa em zona de manutenção, mas tem apenas dois pontos de avanço sobre o AVS (16.º) e sobre o Farense (17.º), equipas com as quais tem desvantagem no confronto direto.

Verificando-se uma igualdade entre AVS, que em caso de triunfo assegura sempre, pelo menos, o play-off, e Farense, a vantagem no confronto direto será também da equipa nortenha.

Programa da 34.ª jornada:

- Sexta-feira, 16 maio:

Famalicão - Casa Pia, 2-1
Rio Ave - Gil Vicente, 1-1

- Sábado, 17 maio:
Sporting de Braga - Benfica, 18h00
Sporting - Vitória de Guimarães, 18h00
Estoril Praia - Estrela da Amadora, 18h00
FC Porto - Nacional, 18h00
Farense - Santa Clara, 18h00
Arouca - Boavista, 18h00
AVS - Moreirense, 18h00

Lusa

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt