PSP monta megaoperação em Lisboa e Braga para garantir segurança na última jornada da I Liga
A última jornada da I Liga, marcada para este sábado, 17 de maio, promete parar o país, uma vez que, com o título de campeão nacional em jogo, são esperados milhares de adeptos nas ruas. A Polícia de Segurança Pública (PSP) prepara uma das maiores operações do ano, com destaque para os dispositivos montados em Lisboa e Braga, cidades onde se disputam os jogos decisivos (Sporting-Vitória de Guimarães e Sp. Braga-Benfica) e onde podem decorrer festejos de grande dimensão.
O dispositivo da PSP terá assim expressão nacional, mas é nos eixos centrais da capital e na cidade minhota que os efeitos no trânsito serão mais significativos.
Em Lisboa, onde o Sporting recebe o Vitória de Guimarães no Estádio José Alvalade a partir das 18h00, com abertura de portas do recinto agendado para as 16h00. Assim, a partir das 13h00 e até ao final do encontro, haverá cortes e condicionamentos momentâneos em várias artérias adjacentes ao recinto, como a Avenida Padre Cruz, Rua Professor Moniz Pereira, Rua António Stromp, Rua Cipriano Dourado, Campo Grande e Segunda Circular, entre outras.
Contudo, os maiores constrangimentos estão reservados para o pós-jogo, altura em que milhares de adeptos poderão concentrar-se na Praça do Marquês de Pombal, local tradicional de celebração sportinguista. A PSP vai implementar um recinto improvisado naquela zona, com acessos controlados e revistas de segurança, o que implicará cortes de trânsito em toda a área envolvente a partir das 15h00.
Estarão interditos os principais eixos de ligação ao Marquês, como o eixo Campo Grande–Marquês (incluindo Entrecampos, Saldanha e o túnel do Campo Grande), o eixo Praça de Espanha–Marquês (Avenida António Augusto Aguiar), bem como os acessos pelas Amoreiras, Avenida da Liberdade, Restauradores e ruas adjacentes como Braamcamp, Duque de Loulé e Tomás Ribeiro. O túnel do Marquês será igualmente encerrado.
A entrada no perímetro será apenas possível após as 20h00, através de pontos controlados pela PSP, nas avenidas Fontes Pereira de Melo, António Augusto Aguiar, Duque de Loulé, Rua Martens Ferrão, Avenida da Liberdade e Rua Braamcamp. A operação implicará também o encerramento de quatro estações de metro nas imediações - Marquês de Pombal, Picoas, Parque e Avenida - a partir das 17h30. Ainda assim, a PSP recomenda o uso do Metro, sugerindo as estações de Rato, Saldanha, São Sebastião ou Restauradores como alternativas.
Em Braga, onde o Benfica defronta o Sporting de Braga na esperança de ser campeão, mas dependendo de uma escorregadela do Sporting, os constrangimentos serão mais limitados, mas não isentos de impacto. A Rua de São Martinho será encerrada de forma temporária entre as 16h20 e as 16h40, para permitir a passagem das comitivas dos clubes, com novas interrupções esperadas após o final do encontro. Também este jogo arranca às 18h00.
A operação policial envolverá centenas de agentes de várias valências, incluindo trânsito, ordem pública, investigação criminal, fiscalização de segurança privada, transportes públicos e unidades especiais. Tanto em Lisboa como em Braga, o dispositivo contará com o reforço da Unidade Especial de Polícia, incluindo o Corpo de Intervenção e equipas cinotécnicas.
A PSP apela aos adeptos que utilizem transportes públicos, evitem estacionamentos abusivos e não levem consigo objetos de valor ou proibidos, uma vez que haverá controlos apertados nos acessos aos recintos. Em comunicado, a polícia sublinha a importância de respeitar todas as indicações das autoridades, garantindo que a festa do futebol se faz em segurança e sem perturbações à ordem pública.
A força policial reforça ainda o apelo ao fairplay, ao civismo e à rejeição de comportamentos violentos, lembrando que estará no terreno para assegurar que a celebração não comprometa a segurança de todos envolvidos.
nuno.tibirica@dn.pt