Pichardo garante que quer continuar a representar Portugal e ir a Los Angeles2028
Pablo Pichardo quer representar Portugal "ao mais alto nível" em Los Angeles2028, revelou esta sexta-feira o presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP). Artur Lopes esteve reunido com o atleta luso-cubano e com a Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), para "clarificar a posição [de Pichardo] perante o COP e a representação de Portugal", depois do extremar de posições entre o atleta e o Benfica.
Segundo disse o líder do COP à Lusa, após a reunião desta sexta-feira, o triplista assegurou que "quer continuar a competir ao mais alto nível e estar em Los Angeles a representar Portugal", tendo deixado a "garantia de, este ano, disputar o campeonato nacional". Algo que só poderá fazer como individual e se a FPA assim o decidir, uma vez que o atleta pediu a desfiliação do Benfica.
Artur Lopes não quis comentar o diferendo entre o atleta e o Benfica, mas espera que possa ser "ultrapassado", para que Pichardo volte a ser o grande atleta que é.
O medalhado Olímpico no triplo salto (ouro em Tóquio2020 e prata em Paris2024) anunciou no passado dia 13 a rescisão do contrato com o Benfica, que vigorava até aos Jogos Olímpicos de 2028, alegando "divergências irreconciliáveis", sem as especificar. Horas depois, o clube revelou ter instaurado e notificado o triplista de um processo disciplinar, no dia 3 de janeiro, com vista ao despedimento do triplista, por ter faltado a vários compromissos contratualizados.