Oficial. Aktürkoğlu é reforço do Benfica e assinou contrato no aeroporto
Sporting CP

Oficial. Aktürkoğlu é reforço do Benfica e assinou contrato no aeroporto

Mercado de transferências encerrou esta segunda-feira em Portugal. Veja aqui as principais movimentações.
Publicado a
Atualizado a

O Benfica garantiu a contratação do extremo internacional turco Kerem Aktürkoğlu por 11 milhões de euros ao Galatasaray.  O jogador, que atuou no Euro2024 em representação da Turquia, aterrou em Lisboa já perto das 23.30 e assinou o contrato no aeroporto de forma a que o vínculo desse entrada na Liga antes da meia-noite - o contrato é válido por cinco temporadas, com uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros. O Benfica já oficializou a contratação.

E mais um reforço confirmado no FC Porto! Os dragões acabam de anunciar a contratação do central Tiago Djaló, que chega por empréstimo da Juventus at+e ao final da temporada.  O acordo não inclui opção de compra no final da temporada, ficando os dragões responsáveis pelo pagamento de 60% dos salários - tinha sido contratado pelos italianos ao Lille, em janeiro, mas só foi utilizado 16 minutos na última jornada da Serie A frente ao Monza.  

"Estou feliz pela oportunidade. O balneário é muito bonito, o estádio também. Quero ajudar a equipa a conquistar muitos títulos", disse o central.

Na sequência do falhanço nas negociações de Galeno, o FC Porto emitiu esta segunda-feira um comunicado a expressar "profundo desagrado" pela forma como a situação foi gerida.

Eis o comunicado do FC Porto na íntegra: 

"A propósito da transferência gorada do atleta Wenderson Galeno para o Al-Ittihad, o FC Porto informa que irá enviar uma comunicação para o Chairman do referido clube e para o Chairman da Liga da Arábia Saudita, dando nota do profundo desagrado pela forma como o processo foi conduzido e abortado após se ter chegado a um acordo total entre os clubes e o atleta.O FC Porto congratula-se por poder contar com o jogador Galeno nos seus quadros e reforça a confiança nas capacidades e na motivação do profissional para continuar o magnífico desempenho que tem vindo a exibir no FC Porto."

Em causa está o facto de terem existido negociações adiantadas entre os dois clubes para a transferência de Galeno para o Al Ittihad, por uma verba de 50 milhões de euros. Mas o clube saudita acabou por deixar cair a transação e virou-se para o extremo holandês Steven Bergwijn, do Ajax, num negócio de 25 milhões de euros. Na base da não-concretização da transferência esteve o facto de o Fundo Soberano (PIF),responsável por gerir as principais contratações na Arábia Saudita, não ter chegado a um consenso com o clube de Jeddah.

O guarda-redes internacional mexicano Guillermo Ochoa já foi inscrito pelo AVS na Liga de clubes, que recebeu, até às 21:00, um total de 74 inscrições no último dia do mercado de transferências de futebol em Portugal.

O 'guardião' de 39 anos, oriundo da Salernitana (Itália), esteve presente em cinco edições do Mundial e é o nome mais sonante dos 26 atletas cujos processos deram entrada entre as 18:00 e as 21:00 no organismo que tutela o futebol profissional português, a somar aos 48 recebidas até às 18:00.

Para além de Ochoa, neste período de três horas, o AVS registou ainda as prolongações dos contratos de Zé Ricardo e Edson Mucuana.

Sporting, FC Porto e Benfica não registaram qualquer jogador neste período, enquanto o Sporting de Braga deu entrada do processo de transferência do lateral-direito João Ferreira, que chega ao clube por empréstimo dos ingleses do Watford.

Entre os restantes clubes da I Liga, o Estrela da Amadora formalizou a inscrição de Diogo Travassos, por empréstimo do Sporting, que também cedeu temporariamente João Muniz ao Rio Ave, clube que recebeu ainda, também por empréstimo, Martim Neto, do Benfica, e Demir Tiknaz, do Besiktas (Turquia).

O Santa Clara registou as transferências internacionais de Guilherme Ramos e Matheus Julião, assim como a inclusão de Pedro Pacheco no plantel às ordens de Vasco Matos, enquanto o Farense completou as inscrições de Paulo Victor (ex-Ceará, Brasil), Mehdi Merghem (ex-Guingamp, França) e incluiu no plantel o sub-23 Frederico Silva.

O Estoril Praia concluiu a contratação de Martim Watts ao Nacional da Madeira, o Moreirense registou a contratação de Leonardo Buta (ex-Udinese, Itália) e o Gil Vicente inscreveu o médio João Teixeira, que na época passada representou o Rio Ave por empréstimo do Al Markhiya (Qatar).

Agora já é oficial. O FC Porto oficializou a contratação de Francisco Moura, jogador que chega do Famalicão a troco de cinco milhões de euros. O defesa, de acordo com os dragões, assinou um contrato válido até 2029 e fica com uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros.

"O Famalicão assume a responsabilidade com o mecanismo de solidariedade devida a terceiros e o FC Porto declara que não terá encargos com serviços de intermediação", pode ler-se no site do FC Porto. 

O Sp. Braga, por ter ainda 50% d passe do jogador, vai ter direito a receber 2,5 milhões de euros da transferência.

A venda de Galeno esteve muito perto de se realizar. O jogador brasileiro nem sequer se treinou esta segunda-feira com os restantes companheiros de manhã e esteve muito perto de  ser colega de equipa de Karim Benzema no Al Ittihad, num negócio de 50 milhões. Mas o clube saudita acabou por deixar cair o negócio e virou-se para o extremo holandês Steven Bergwijn, do Ajax, por 25 milhões de euros. Na base da não concretização da transferência esteve o facto de o Fundo Soberano (PIF),responsável por gerir as principais contratações na Arábia Saudita não ter chegado a um consenso com o clube de Jeddah.

Uma boa notícia para o treinador Vítor Bruno, que assim viu ficar no plantel provavelmente o jogador mais influente, ao mesmo tempo que a SAD portista perdeu a oportunidade de ultrapassar os 100 milhões de euros em vendas de jogadores nesta janela de gransferências.

O Sporting oficializou a contratação do avançado dinamarquês Conrad Harder, de 19 anos. O nórdico assinou um contrato válido até 2029 e ficou com uma cláusula de rescisão de 80 milhões de euros. O custo da transferência é de 19 milhões de euros, num negócio que contempla também o pagamento de 20% de uma mais-valia futura ao Nordsjælland, que poderá descer aos 10% "por opção da Sporting SAD ou em função da concretização de determinados objectivos desportivos de natureza individual e colectiva até ao montante máximo variável de €3.000.000,00 (três milhões de euros)."

"É um grande clube e tenho grandes ambições. Espero conquistar troféus e marcar muitos golos", disse aos meios de comunicação leoninos. "Espero conquistar muitos troféus e dar seguimento aos passos deles. Seria muito bom", acrescentou.

O FC Porto aceitou a proposta de 50 milhões de euros do Al Ittihad para a transferência de Galeno, avança o Record e A Bola.

O valor da proposta é fixo e não inclui qualquer tipo de variáveis.

O lateral/extremo internacional brasileiro de 26 anos vai realizar os habituais testes médicos ainda em Portugal e deverá assinar um contrato válido por cinco temporadas.

Esta foi a segunda proposta do Al Ittihad pelo jogador, depois de este domingo a administração portista ter recusado uma oferta de 40 milhões.

Galeno tem uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros.

O futebolista esteve pela primeira vez ligado ao FC Porto entre 2016 e 2019, período durante o qual atuou sobretudo pela equipa B e esteve emprestado a Portimonense e Rio Ave. Em janeiro de 2022, depois de dois ano e meio no Sp. Braga, regressou ao Dragão.

 

O extremo turco Kerem Aktürkoglu já está a viajar para Portugal para assinar pelo Benfica. O jogador, que representava o Galatasaray, vai custar aos cofres da SAD benfiquista cerca de 11 milhões de euros. Esta é uma contratação surpresa, cujo nome só hoje foi conhecido, mas tratava-se de uma posição que as águias pretendiam reforçar. Aktürkoglu tem 25 anos e esteve presente no Euro2024 em representação da Turquia - alinhou em cinco jogos e marcou um golo.

O avançado brasileiro Marcos Leonardo, contratado pelo Benfica em janeiro por 18 milhões de euros (ME), é reforço dos sauditas do Al Hilal, treinados por Jorge Jesus, informou o clube à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

O futebolista, que chegou à Luz em janeiro de 2024, tinha contrato com as 'águias' até 2029 e uma cláusula de rescisão na ordem dos 150 milhões de euros, tendo o clube informadoque o mesmo foi vendido pelo vaor de 40 ME.

"Mais se informa que o Al Hilal irá suportar os custos com o mecanismo de solidariedade, os encargos com serviços de intermediação correspondem a 10% do valor de alienação dos direitos do jogador e o Santos FC terá direito a receber uma mais-valia de 10% sobre a transferência do referido jogador, calculada após deduzir o valor de aquisição dos direitos do jogador e os serviços de intermediação", ode ainda ler-se na comunicação.

Marcos Leonardo, de 21 anos, chegou a meio da última época para colmatar lacunas na frente do ataque 'encarnado', mas o avançado não fez mais do que quatro jogos a titular, sendo utilizado 17 vezes como suplente.

O avançado, que marcou sete golos, teve dificuldade em impor-se na equipa treinada pelo alemão Roger Schmidt, que esta época já emprestou Casper Tengstedt ao Hellas Verona, manteve Arthur Cabral e contratou o grego Pavlidis e o suíço Amdouni.

O Benfica inscreveu o defesa lateral Issa Kaboré e o FC Porto registou o defesa-central Nehuén Pérez, informou a Liga de clubes de futebol, que recebeu hoje 13 processos de inscrição no último dia de mercado.

A Liga de clubes recebeu ainda mais 10 inscrições até às 12:30 deste último dia da primeira "janela de mercado 2024/25".

 

Entre os clubes da I Liga, o Sporting de Braga incluiu no seu plantel Edgar Nanque, que na época passada jogou pela equipa de sub-23, e o Famalicão registou a transferência de Léo Realpe, oriundo do Bragantino (Brasil).

Por sua vez, o Casa Pia registou a inscrição de Cassiano (ex-Avaí, Brasil), que representou o Estoril Praia em 2023/24, o Estrela da Amadora inscreveu Igor Lima e o Arouca finalizou o processo de Güven Yalçin.

 

Entre os clubes da II Liga, o Leixões formalizou a inscrição de Darlan e Deivid Cordeiro, ao passo que o Portimonense registou as transferências internacionais de Marcos Silva e Teodoro Fernandes e o Vizela fez o mesmo com Raúl González.

A Liga de clubes tem previsto divulgar mais três atualizações dos processos de inscrição no último dia do mercado, cerca das 19:00, das 22:00 e "logo que possível" após o encerramento, às 00:00.

Em sentido contrário, o central/lateral direito Tiago Djaló prepara-se para reforçar o FC Porto por empréstimo da Juventus, revelou esta segunda-feira o jornalista italiano Fabrizio Romano, especialista em matéria de transferências.

Os detalhes da cedência ainda estarão a ser discutidos entre clubes, mas a mudança já foi aceite pelo jogador.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt