Irá continuar a competir por Portugal? Federação de Atletismo, Comité Olímpico e Pichardo vão reunir
"Tchau"? A Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) e o Comité Olímpico de Portugal (COP) vão reunir com Pedro Pichardo para saber as reais implicações da saída conflituosa do Benfica. Fonte oficial da FPA confirmou ao DN que está prevista para a semana uma reunião, a pedido do próprio, entre a Federação, o COP e o vice-campeão olímpico do triplo salto em Paris2024, para discutir o assunto.
Uma coisa é ele sair do Benfica, outra é deixar de competir por Portugal. As duas entidades estão preocupadas com a publicação do atleta no Instagram, onde publicou um vídeo a competir com as cores nacionais e onde reagiu à própria publicação com um "tchau".
O anúncio do atleta apanhou de surpresa a Federação Portuguesa de Atletismo. O presidente Domingos Castro tinha anunciado publicamente uma solução para o diferendo do vice-campeão olímpico do triplo salto e emblema liderado por Rui Costa, de forma a permitir que ele continuasse a competir por Portugal até Los Angeles2028. Algo que agora parece ser uma incógnita.
"Neste momento não sei mais nada do que isto, porque a única coisa que recebemos aqui foi um documento do Pichardo a pedir para cancelar a sua inscrição pelo Benfica. O assunto foi encaminhado para o departamento responsável, não sei quanto tempo vai demorar" afirmou Domingos Castro à agência Lusa, admitindo que foi apanhado de surpresa: "Para mim, o assunto estava resolvido. O que aconteceu ontem [na segunda-feira] foi uma surpresa."
Com o extremar de posições entre o atleta e o Benfica - seja a rescisão unilateral, seja o despedimento com justa causa - Pichardo só poderá competir como atleta individual e para isso terá de comunicar à Associação de Atletismo de Lisboa que pretende registar-se na época 2025 e competir como individual.