Israel venceu o festival da Eurovisão quatro vezes, uma delas em 2018, quando se realizou em Lisboa.
Israel venceu o festival da Eurovisão quatro vezes, uma delas em 2018, quando se realizou em Lisboa.Gustavo Bom/Global Imagens

Votação vai decidir se Israel participa ou não no Festival da Eurovisão

Portugal, nomeadamente a RTP, ainda não manifestou qualquer inclinação relativamente à participação de Israel.
Publicado a
Atualizado a

Os países que integram a União Europeia de Radiodifusão (EBU - European Broadcastin Union, em inglês), entre eles Portugal, vão votar em novembro quais participam no festival da Eurovisão no próximo ano, o que poderá ditar a expulsão de Israel.

Admitindo existir “uma diversidade de opiniões sem precedentes”, o organismo considerou que a decisão deveria ter “uma base democrática mais ampla”, pelo que agendou para novembro uma votação. Em causa está a divisão relativamente à participação de Israel no festival da Eurovisão, tendo vários países avisado já que iriam boicotar o evento se se confirmasse a participação do concorrente israelita. Entre eles estão Espanha, Irlanda, Países Baixos e Eslovénia.

Israel venceu o festival da Eurovisão quatro vezes, uma delas em 2018, quando se realizou em Lisboa.
Espanha não irá ao Festival Eurovisão da Canção em 2026 caso Israel participe

“Podemos confirmar que foi enviada uma carta pelo conselho executivo da União Europeia de Radiodifusão aos diretores-gerais de todos os nossos membros, informando-os de que a votação sobre a participação no Festival Eurovisão da Canção 2026 terá lugar numa reunião extraordinária da assembleia geral da UER, a realizar online no início de novembro", diz um comunicado citado pelo The Guardian.

Portugal, nomeadamente a RTP, ainda não manifestou qualquer inclinação relativamente à participação de Israel, mas negou à Renascença a informação avançada pela espanhola RTVE de que se iria juntar aos países que iriam boicotar o evento.

O concurso realiza-se anualmente na Europa desde 1956 e ao longo da sua história já houve países excluídos, caso da Bielorrússia, em 2021, após a reeleição do presidente Aleksandr Lukashenko, e da Rússia, em 2022, após a invasão da Ucrânia. Na sequência da expulsão, a Rússia relançou este ano, o Intervision, festival criado durante a Guerra Fria, com a participação de 23 países.

Israel venceu o festival da Eurovisão quatro vezes, uma delas em 2018, quando se realizou em Lisboa.
Intervision: Rússia relança festival musical como alternativa ao Eurovisão

Israel foi o primeiro país não europeu a poder participar no concurso de música, em 1973, e ganhou quatro vezes, incluindo em 1998, com a cantora transgénero Dana International, e em 2018, em Portugal, com Toy de Netta. Na edição deste ano, que aconteceu em maio em Basileia, Suíça, Israel ficou em segundo lugar com a cantora Yuval Raphael, uma das sobreviventes do ataque do grupo extremista islamita Hamas em solo israelita, em 07 outubro de 2023. A presença de Israel no concurso foi contestada por artistas que já participaram no concurso e por alguns países, nomeadamente Espanha e Finlândia.

O Festival Eurovisão da Canção 2026 terá lugar em maio, em Viena, após a vitória de JJ com a música Wasted Love, na Suíça, este ano.

Israel venceu o festival da Eurovisão quatro vezes, uma delas em 2018, quando se realizou em Lisboa.
Há novidades no Festival da Canção. Já pode votar para escolher um concorrente

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt