Villa Savoye é o edifício mais espetacular do século XX

Arquitetos foram desafiados pelo The Now Institute, de Los A​​​​​ngeles (UCLA) a escolher os 100 edifícios do século XX.

A Villa Savoye​​​​​​ é uma casa projetada pelo arquiteto franco-suíço Charles-Edouard Jeanneret-Gris, vulgo Le Corbusier, em 1928, considerada um dos ícones maiores da arquitetura moderna no século XX foi agora eleita como o melhor edifício da arquitetura do século passado, segundo um grupo de arquitetos ouvidos pelo The Now Institute, de Los A​​​​​ngeles (UCLA).

A casa foi pensada como uma residência de verão para uma família nos arredores da cidade francesa de Poissy. Foi relativamente pouco usada pelos proprietários originais e abandonada aquando da ocupação alemã, durante a II Guerra Mundial. A casa permaneceu em ruínas, até que em 1963 foi considerada património arquitetónico por parte do governo francês e recuperada para ser uma casa-museu. Agora foi eleita como melhor edifício do século XX pelos arquitetos Tadao Ando, Steven Holl, Richard Rogers, Kazuyo Sejima, Toyo Ito, Rafael Moneo, Kengo Kuma e Denise Scott Brown.

O arquiteto franco-suíço Le Corbusier, conhecido como o Picasso da arquitetura, tem ainda mais três edifícios na lista dos melhores do século XX. A Capela Notre-Dame-du-Haut construída sobre a colina de Bourlémont em Ronchamp em Haute-Saône, França, o convento Sainte-Marie de La Tourette, em Éveux, França e As Unités d'Habitation, edifícios modulares em Berlim.

O jornal El País publicou a lista dos 20 (em 100) edifícios mais espetaculares do século passado e o que os grandes arquitetos acham sobre as obras. O artigo do jornal espanhol faz ainda refereência ao português Siza Vieira e o projeto das piscinas de Leça da Palmeira, a única obra do português entre os 100 eleitos.

Eis a lista de 20 dos 100 edifícios mais marcantes do século XX

1- Villa Savoye, Le Corbusier

2- Capela de Notre-Dame-du-Haut, Le Corbusier

3- Pavilhão da Alemanha, Mies van der Rohe

4- Centro Georges Pompidou, Renzo Piano e Richard Rogers

5- Sede da S. C. Johnson, Frank Lloyd Wright

6- Farnsworth House, Mies van der Rohe

7- Instituto Salk, Louis Kahn

8- Maison de Verre, P. Chareau

9- Convento de La Tourette, Le Corbusier

10- Terminal da TWA, Eero Saarinen

11- Filarmónica de Berlim, Hans Scharoun

12- Museu Guggenheim, Bilbao, Frank Gehry

13- Casa da Cascata, F. Lloyd Wright

14- Cemitério de Woodland E. G. Asplund e S. Lewerentz

15- Edifício Seagram, Mies van der Rohe

16- Guggenheim de Nova York, Frank Lloyd Wright

17- Casa Eames, Ray e Charles Eames

18- Escola de Engenharia de Leicester, por James Stirling

19- Casa del Fascio, Giuseppe Terragni

20- L'Unité d'Habitation, Le Corbusier

Exclusivos