Salvador Sobral deu a Portugal a vitória no Festival Eurovisão da Canção, em 2017.
Salvador Sobral deu a Portugal a vitória no Festival Eurovisão da Canção, em 2017.Foto: RTP

Salvador Sobral critica RTP por transmitir concerto por Gaza e, ao mesmo tempo, ir à Eurovisão

O músico que venceu a Eurovisão em 2017 criticou a decisão da RTP de participar na próxima edição do Festival Eurovisão da Canção, em que Israel estará presente.
Publicado a
Atualizado a

O músico Salvador Sobral, vencedor da Eurovisão em 2017, criticou na sexta-feira, 5 de dezembro, a decisão da RTP de participar na próxima edição do Festival Eurovisão da Canção, na qual Israel estará presente.

Na assembleia-geral da União Europeia de Radiodifusão de quinta-feira, 4, foi decidido que Israel poderá participar no Festival Eurovisão da Canção 2026. Em seguida, Espanha, Irlanda, Países Baixos e Eslovénia anunciaram o boicote ao festival. Mas a RTP anunciou que vai participar.

"A RTP, o canal do Estado, decidiu participar na Eurovisão mesmo com a participação de Israel. Aquela expressão dar uma no cravo e outra ferradura nunca teve tanto sentido como ontem à noite. A televisão nacional transmite um concerto por Gaza e ao mesmo tempo tem medo de fazer a coisa certa”, afirmou Salvador Sobral num vídeo partilhado na sexta-feira na rede social Instagram.

O músico disse que soube da decisão da RTP na quinta-feira, 4, durante o concerto 'Juntos por Gaza', no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, em que participou e que será transmitido precisamente pela televisão pública, no dia 10, quarta-feira.

Para Salvador Sobral, trata-se de um exemplo de “cobardia política, (…) coerente com a cobardia institucional, das instituições públicas”.

“Deixa-me triste porque é uma questão simplesmente humana e é óbvia a decisão que tem de se tomar", acrescentou.

Segundo Salvador Sobral, a RTP deveria manter o Festival da Canção, mas o vencedor não iria à Eurovisão e seria premiado de outra forma.

O Festival Eurovisão da Canção é organizado pela UER, fundada em 1950, em cooperação com operadores públicos de mais de 35 países, entre os quais a Rádio e Televisão de Portugal (RTP).

Salvador Sobral deu a Portugal a vitória no Festival Eurovisão da Canção, em 2017.
Israel autorizado a participar na Eurovisão. RTP confirma participação, mas quatro países anunciam boicote

Segundo um comunicado da RTP, a assembleia-geral da União Europeia de Radiodifusão (UER ou EBU, na sigla em inglês) votou a "alteração às regras de votação no Festival Eurovisão da Canção" em 2025 para "reforçar a confiança e a transparência e garantir a neutralidade do evento".

"Com base nesta decisão da EBU, detentora do Festival Eurovisão da Canção, a RTP vai participar na edição do Festival Eurovisão da Canção 2026", diz o comunicado.

O 70.º Festival da Eurovisão da Canção acontecerá em maio de 2026, em Viena (Áustria).

Salvador Sobral deu a Portugal a vitória no Festival Eurovisão da Canção, em 2017.
Trabalhadores da RTP contestam que Portugal fique na Eurovisão junto a Israel
Salvador Sobral deu a Portugal a vitória no Festival Eurovisão da Canção, em 2017.
Das letras políticas à suspensão da Rússia: as 8 polémicas na história da Eurovisão

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt