Premium "Quem imaginaria que Orwell teria tanto jeito para cuidar de um bebé?"

Há três décadas que a investigadora Jacinta Maria Matos se interessa pela obra de George Orwell. Teve o escritor David Lodge como orientador da sua tese sobre o autor e publica agora uma biografia fundamental.

Não é normal encontrar nas livrarias uma biografia escrita por um autor português sobre uma figura mundialmente conhecida: George Orwell, por exemplo. Em contracorrente e após uma investigação que levou mais de trinta anos, a professora Jacinta Maria Matos acaba de publicar George Orwell - Biografia Intelectual de Um Guerrilheiro Indesejado. 439 páginas ideais para quem admire George Orwell e um ótimo guia para quem o conhece apenas pela rama.

As três dezenas de anos que leva este trabalho vão desde que começou a ler Orwell até decidir escrever a sua tese de mestrado: "Como qualquer investigação, nunca está completa, é sempre um trabalho em curso". Entre as causas para todo este tempo dedicado a Orwell estão a escassez de meios bibliográficos e financeiros - "embora várias bolsas me tivessem facilitado a investigação" - e, acima de tudo, o "volume astronómico de material biográfico, contextual e crítico que foi preciso estudar".

Ler mais

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG