Monica Bellucci: comédia & caricatura.
Monica Bellucci: comédia & caricatura.D.R.

Paris como mapa de histórias cruzadas

A capital francesa continua a ser observada pelo cinema como um cenário de muitas histórias cruzadas: Tudo Acontece em Paris, de Marjane Satrapi, tenta renovar a tradição, mas não é fácil...
Publicado a
Atualizado a

Ao descobrirmos Tudo Acontece em Paris, o novo filme da cineasta franco-iraniana Marjane Satrapi - conhecida, sobretudo, através da longa-metragem de animação Persépolis, distinguida com o prémio do júri no Festival de Cannes de 2017 -, seremos, talvez, conduzidos às memórias de Paris Visto Por... (1965), uma espécie de manifesto da Nova Vaga francesa que reunia seis curtas-metragens de autores ligados às muitas convulsões temáticas e artísticas que pontuavam a produção francesa da época.

Para lá das muitas diferenças que separam o trabalho de Satrapi da conjuntura artística e política da década de 60, reencontramos o fascínio de uma ideia de ficção, obviamente não exclusiva do cinema, que consiste em retratar Paris como uma infindável antologia de histórias paralelas. No caso de Paris Visto Por..., os episódios eram mesmo paralelos, já que estávamos perante histórias autónomas; agora, Satrapi tenta construir uma comédia de homens e mulheres cujos destinos se vão cruzando num labirinto em que, de uma maneira ou de outra, todos enfrentam o medo da morte.

Descobrimos, assim, a cantora lírica (Monica Bellucci) cujo falecimento foi erradamente noticiado, de tal modo que, na manhã seguinte, se sente ofendida por ninguém dar a devida atenção à sua morte... Há também um duplo de cinema (Ben Aldridge) que tem por profissão representar cenas em que põe à prova a sua capacidade de sobrevivência... Ou ainda o veterano de televisão (André Dussollier) cujos programas evocam episódios mais ou menos macabros vividos ao longo dos anos em Paris...

Enfim, há personagens cujo tom caricatural rapidamente se desmorona num tratamento ridículo (é o caso de Bellucci), a par de outras que refletem uma visão mais interessante, entre a crónica social e a deambulação irónica (acontece com o sempre impecável Dussollier). De tal modo que o filme avança aos ziguezagues, sem saber garantir a unidade dos resultados finais. Em sua defesa, talvez possamos dizer que Satrapi consegue, apesar de tudo, construir algumas vinhetas a partir de cenários parisienses que não se esgotem num qualquer cliché “turístico-cinéfilo”. J.L.

Monica Bellucci: comédia & caricatura.
“Espelho meu, espelho meu...” Branca de Neve e o reflexo da sobrevivência
Monica Bellucci: comédia & caricatura.
Revisitando as canções de Aznavour
Monica Bellucci: comédia & caricatura.
Um retrato feminino vindo da Índia

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt