Mostra Espanha traz a Lisboa o divertido 'El Regalo de Zeus'

Mostra Espanha traz a Lisboa o divertido 'El Regalo de Zeus'

A peça, que nos revela um Olimpo muito especial, fez sucesso na edição de 2023 do Festival Internacional de Teatro Clássico de Mérida.
Publicado a
Atualizado a

Emma Ozores descreve a peça  teatral El Regalo de Zeus  (O Presente de Zeus) como “um grande espetáculo onde se junta dança, circo, imagens em 3D e muita diversão, tudo passado no Olimpo”. Trata-se, como dá para perceber pelas palavras da atriz espanhola, de um Olimpo muito especial, “porque dois humanos vão até lá, e encontram-se com os deuses, com as musas, e tudo isto em tom de comédia porque, de repente, ouve-se um telemóvel, trazido pelos visitantes, e começa a falar Alexa, a Inteligência Artificial. E, eu, que sou a musa da comédia, tal como a minha irmã, a musa da tragédia, e Zeus, o nosso pai, não sabemos o que é um telemóvel e isso gera situações muito engraçadas”.

A conversa com a atriz, um nome muito conhecido em Espanha, foi por Zoom, pois Emma Ozores ainda estava a caminho de Lisboa, onde quinta-feira, no Capitólio, às 20.00 horas, será representado este El Regalo de Zeus, integrado na programação da Mostra Espanha 2024, que até  finais de novembro trará uma grande diversidade de atividades culturais a vários pontos de Portugal.

A peça escrita por Concha Rodríguez fez um grande sucesso no ano passado no Festival Internacional de Teatro Clássico de Mérida, evento que acontece todos os verões na capital da Extremadura, igualmente a antiga capital da Lusitânia, que tem um teatro romano com 2000 anos.

“A receção do público em Mérida foi muito boa. E as críticas também, felizmente. É uma peça teatral que é um grande espetáculo, onde há momentos em que te ris e outros que te fazem pensar também na Humanidade”, diz a atriz. “E poder representar ali no Teatro de Mérida é sempre especial para mim, pois há magia naquelas pedras antigas, que nos fazem pensar nos antepassados”, nota.

Emma Ozores conta ainda que será a primeira vez que subirá a um palco em Lisboa e que é grande a expectativa com a reação do público português a esta peça em espanhol sobre a temática clássica, mas diz estar confiante de que El Regalo de Zeus voltará a ser muito aplaudido. “A obra é genial”, sublinha a atriz, convidando a não perder a representação em Lisboa (bilhetes a 10 euros).

“Para a Embaixada de Espanha é uma grande satisfação apresentar em Lisboa a obra El Regalo de Zeus, na quinta-feira, no teatro Capitólio. Esta atividade contribui para aproximar os nossos dois países através da Cultura, e fazemo-lo através de uma obra incluída na programação do Festival Internacional de Teatro Clássico de Mérida, uma importante referência no panorama cultural europeu”, diz Juan Fernández Trigo, o embaixador espanhol em Lisboa. “Considero que esta extensão da programação do Festival de Mérida  em Portugal é uma magnífica iniciativa, que espero possamos repetir no próximo ano, estabelecendo um novo vínculo entre Espanha e Portugal no âmbito das artes cénicas”, acrescenta o diplomata, que agradece ainda à EGEAC ter integrado esta representação da peça espanhola na programação do Capitólio.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt