'Moon Music': hinos à superação no novo álbum dos Coldplay
Euforia, superação, otimismo e alegria são algumas das sensações que o novo trabalho da banda britânica Coldplay, Moon Music, lançado esta sexta-feira, pretende passar para quem o ouve.
“Este disco é sobre os nossos desafios pessoais, mas também sobre os desafios das outras pessoas. Nunca é uma boa altura para desistir. Este disco é sobre não desistir”, diz Chirs Martin, o vocalista da banda, sobre o novo álbum, citado em comunicado.
Poucas são as bandas que se reconhece as músicas imediatamente, os Coldplay estão nessa categoria e audível nos 10 novos temas de Moon Music. Este é, no entanto, um ponto negativo. Quando as músicas começam a misturar-se umas com as outras, devido à sua semelhança musical, perdem um eventual destaque. Moon Music é um disco tipicamente pop feito para ter sucesso na rádio.
O álbum arranca com a música Moon Music, sobre a superação de batalhas com um instrumental que remete para a entrada numa história. Chris Martin lança-nos nesta aventura com “Era uma vez”.
Músicas como We Pray ou IAMM falam sobre não desistir e voltar a levantarmo-nos depois de falharmos. Para além das músicas de superação a tempos difíceis, não podiam faltar as baladas como o single Feelslikeimfallinginloce e All My Love, que recorre a uma melodia com o piano.
Apesar de se focar também no amor, a música Jupiter destaca-se das outras nove músicas do disco, porque conta a história de uma rapariga queer (termo para minorias sexuais), focando-se na aceitação do amor entre pessoas do mesmo sexo. “Eu amo quem eu amo”, diz a refrão.
Fim dos Coldplay à vista
Os Coldplay anunciaram recentemente que só vão gravar apenas 12 discos, sendo o Moon Music o seu 10º álbum, faltam dois. Chris Martin, vocalista do grupo, disse no podcast de Zane Lowe que “menos é mais” e que é importante existir um limite.
Atualmente, o grupo está numa digressão mundial que terminará em 2025 em Londres. A digressão passou por Coimbra em 2023 com quatro dias completamente esgotados.