Vem aí um novo romance de Elena Ferrante

Quatro anos depois do seu último romance, a autora de "A Amiga Genial" vai publicar um novo livro a 7 de novembro.

"Dois anos antes de sair de casa, o meu pai disse à minha mãe que eu era muito feia." - é assim que começa o novo livro de Elena Ferrante, o primeiro em quatro anos da autora italiana de A Amiga Genial. O novo romance será publicado em Itália a 7 de novembro. O anúncio foi feito pela habitual editora de Ferrante, as Edizioni E/O, através do Twitter:

Pouco depois, Europa Editions, editora sedeada em Nova Iorque, publicou o primeiro parágrafo do livro, traduzido para inglês por Ann Goldstein, que tem traduzido toda a obra de Ferrante:

Em Portugal, a Relógio D'Água, que editou a "Tetralogia Napolitana", não confirma ainda se e quando irá publicar este novo romance de Elena Ferrante.

O título do livro ainda não é conhecido mas já é possível perceber que a história decorre em Nápoles, tal como a história das duas amigas, Lila e Lenú, que foi contada em quatro volumes - A Amiga Genial, História do Novo Nome, História de Quem Vai e de Quem Fica e A Menina Perdida - e deu depois origem à série da HBO.

Desde a "Tetralogia Napolitana" e depois de uma polémica em torno da sua identidade - que permanece desconhecida, uma vez que Elena Ferrante é um pseudónimo - a autora não mais publicou ficção. Em 2016 foi editada uma versão atualizada de Escombros, uma coleção de entrevistas e outros artigos. E, no último ano, a escritora assinou uma série de crónicas no jornal britânico The Guardian, que foram depois reunidas num volume com o título A Invenção Ocasional.

Exclusivos