Asteroide genérico divulgado em arte da Agência Espacial Europeia (ESA).
Asteroide genérico divulgado em arte da Agência Espacial Europeia (ESA). Arquivo ESA

NASA conclui que asteroide 2024 YR4 não constituirá uma ameaça para a Terra

A probabilidade de impacto do asteroide 2024 YR4 baixou para 0,004%.
Publicado a
Atualizado a

A NASA concluiu esta segunda-feira que o asteroide 2024 YR4 não representará uma "ameaça significativa" para a Terra em 2032 e nos anos seguintes, depois de os últimos cálculos terem reduzido para 0,004% a probabilidade de impacto.

"A probabilidade de impacto do asteroide 2024 YR4 baixou para 0,004%. Espera-se que passe em segurança pela Terra em 2032", afirmou a agência espacial norte-americana na sua conta X.

Em comunicado, a NASA explicou que as novas observações do asteroide permitiram aos especialistas do seu Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra (CNEOS) calcular modelos mais precisos da sua trajetória e verificar que não tem um "potencial significativo" de impacto com a Terra no próximo século.

"As últimas observações reduziram ainda mais a incerteza da sua futura trajetória, e o leque de possíveis localizações onde o asteroide poderia estar a 22 de dezembro de 2032 afastou-se ainda mais da Terra", diz a nota.

Também a Agência Espacial Europeia (ESA) desceu a probabilidade de impacto para 0,002%.

No entanto, a agência continuou a aumentar a probabilidade de um impacto na Lua nesse dia específico de 2032 para 1,7%, o que continua a ser "muito baixa".

A NASA adiantou que vai continuar a observar o asteroide, entre outras coisas para obter informações sobre o seu tamanho para fins científicos.

"Embora este asteroide já não apresente um risco de impacto significativo para a Terra, o 2024 YR4 constituiu uma oportunidade inestimável para os especialistas da NASA e das instituições parceiras testarem a ciência da defesa planetária e os processos de notificação", afirma.

Descoberto no final de 2024 e chamado 2024 YR4, estima-se que o asteroide tenha entre 40 e 100 metros de largura e que esteja atualmente localizado a 43 milhões de quilómetros de distância.

Asteroide genérico divulgado em arte da Agência Espacial Europeia (ESA).
Asteroide monitorizado pela ESA devido ao risco de colisão com a Terra em 2032
Asteroide genérico divulgado em arte da Agência Espacial Europeia (ESA).
China prepara task force para analisar e conter asteroide que pode colidir com a Terra em 2032

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt