A convicção que dá título a esta peça é de Sonny Vaccaro, o histórico executivo que aconselhou a Nike a assinar contrato com um rookie de nome Michael Jordan, em 1984. Para ele não há dúvidas: Zion Williamson, a estrela do basquetebol universitário projetada para ser o próximo grande fenómeno da NBA, vai bater todos os recordes. "Penso que vai ser a maior guerra a que já assisti por um rookie ao longo da minha vida", disse à ESPN o guru do marketing desportivo que já trabalhou também com outras marcas como a Reebok ou a Adidas. .Os números do contrato de Michael Jordan em 1984, quando a Nike lhe pagou meio milhão de dólares anuais pela linha de sapatilhas Air Jordan, são agora completamente irrisórios. A fasquia, para um rookie, foi revolucionada por LeBron James quando chegou à NBA, em 2003, e levou a mesma Nike a pagar-lhe 87 milhões de dólares (77 milhões de euros ao câmbio atual) por um contrato de sete anos - que entretanto foi renovado de forma vitalícia por um valor que se estima superior a mil milhões de dólares (à semelhança do que aconteceu também com Cristiano Ronaldo). Em 2009, a mesma Nike pagou 60 milhões de dólares, também por sete anos, para convencer Kevin Durant a calçar as suas sapatilhas e recusar uma oferta da rival Adidas..Agora, Vaccaro acredita que Zion pode romper esses números, o que pode até fazer dele o primeiro rookie a chegar à fasquia dos 100 milhões de dólares num contrato com uma marca desportiva. Aos 18 anos, com 2.01 metros e 129 kg, o extremo da Universidade de Duke é visto como um daqueles talentos capazes de marcar uma geração. Ainda para mais, é um jogador disruptivo, com um conjunto de características pouco comuns que o tornam ainda mais apetecível, desportiva e comercialmente..Forte, ágil, explosivo, Zion Williamson é um basquetebolista num corpo de jogador de futebol americano. A sua temporada no basquetebol universitário (NCAA) confirmou-o como um talento fora de série e nem mesmo a eliminação da Universidade de Duke antes da Final Four do campeonato lhe belisca o estatuto de mais do que provável número 1 do próximo draft da NBA. A escolha óbvia para a equipa que tiver a sorte de ganhar a lotaria e ser a primeira a escolher o rookie que quer para a próxima temporada - nesta altura, os New York Knicks afiguram-se como a equipa com mais probabilidades de o conseguir, já que têm o pior registo da fase regular que está a chegar ao fim (dia 10)..Zion Williamson gera uma expetativa entre os executivos da NBA como não se via desde o ano em que LeBron James se apresentou à liga. Se nenhuma lesão grave acontecer pelo meio, ele será seguramente uma das maiores estrelas da próxima geração. Muito provavelmente, a maior mesmo. Por isso, nenhuma marcar quer perder esta corrida para estar associada ao "próximo LeBron".."É o desportista mais atrativo para o mundo do marketing que eu já vi até agora. Se ele não mudar, prevejo que seja o primeiro atleta a ganhar o estatuto de bilionário aos 18 anos. Bilionário, facilmente", diz Sonny Vaccaro, atualmente com 79 anos..A sapatilha da Nike rompida em pleno jogo.Ora, Zion já teve esta época um episódio marcante com sapatilhas, em fevereiro passado, quando a sua Nike do pé esquerdo rompeu em pleno jogo do campeonato universitário entre Duke e North Carolina, com Barack Obama na primeira fila a assistir, num episódio que rapidamente se tornou viral e percorreu mundo nas redes sociais..O episódio custou caro à gigante multinacional de roupa desportiva, mas não será por isso que a Nike deixará de ser a marca favorita para acolher Zion Williamson entre a sua equipa de grandes estrelas do mundo do desporto. Segundo as casas de apostas BetOnline, é mesmo a favorita. Sonny Vaccaro acrescenta os nomes da Adidas, Under Armour, New Balance, Puma e Anta como marcas na corrida à próxima estrela da NBA..Segundo o jornalista da ESPN Nick de Paula, só nove rookies na história da NBA conseguiram ter um contrato para uma linha de sapatilhas com o seu nome, o último dos quais o controverso Lonzo Ball, base dos LA Lakers, em 2017, com a Big Baller Brand criada para o efeito..Entre os jogadores atuais da liga, há 17 que dão nome a uma linha personalizada de sapatilhas, aos quais se juntarão em breve Giannis Antetokounmpo (Milwaukee Bucks), com a Nike FR34K 1, e Donovan Mitchell (Utah Jazz), com a Adidas D.O.N. Issue #1..Zion Williamson será o próximo.