Novo sismo sentido em Vila Verde
Um novo sismo foi sentido no Minho com epicentro perto de Vila Verde: ocorreu às 10:36, com uma magnitude de 2.9 na escala de Richter, de acordo com o site do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Este abalo de fraca intensidade vem na sequência de uma série de pequenos sismos que foram sentidos ao longo da semana nesta região. Segundo a página do IPMA, foram já registados mais de três dezenas de sismos em Vila Verde durante os últimos dez dias.
Mas são pequenos sismos considerados normais pelo IPMA, a maioria dos quais não é sequer sentida. "A energia libertada pelos sismos, associando à magnitude, não tem nada de excecional para a zona. São sismos que foram percecionados pela população e com epicentro muito próximo de zonas habitadas, o que faz com que seja comunicada a ocorrência", disse à Lusa, Fernando Carrilho, geofísico do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
Segundo o especialista, os sismos de Vila Verde não estão inseridos nas zonas de maior risco no contexto de perigosidade sísmica, já que, adiantou, no norte e noroeste de Portugal a perigosidade é "baixa", o que "não quer dizer que não ocorram sismos de tempos a tempos e que sejam sentidos".
"As zonas de maior perigo sísmico são as zonas do Algarve e Lisboa e vale inferior do Tejo, onde o risco é mais elevado", sublinhou.
Com Lusa