Libertados 10 dos 12 detidos por tráfico de droga
"Neste momento só ficaram dois detidos, um de nacionalidade marroquina e outro português que foi transferido hoje para a prisão de Custóias mas apenas à espera de pulseira electrónica. Os restantes foram todos libertados por irregularidades dos mandados de captura", afirmou à Lusa Machado Vilela, advogado de um dos detidos a quem a GNR apreendeu 13 quilos de estupefacientes. Entre as medidas de coação determinadas pelo juiz a 10 dos detidos que foram hoje libertados estão apresentações diárias na polícia, proibição de contactos e proibição de ausência do concelho de residência ou do local de trabalho, segundo o advogado.
As detenções tiveram lugar quinta-feira no âmbito de uma operação de combate ao tráfico de estupefacientes do Núcleo de Investigação Criminal do destacamento territorial da GNR de Santo Tirso, que decorreu entre as 12:00 de terça-feira e as 23:30 de quarta-feira. A GNR realizou 40 buscas nos concelhos de Guimarães, Paredes, Gaia e Porto, deteve 12 pessoas entre os 20 e os 35 anos e apreendeu 120 mil doses de haxixe (cerca de 60 quilos), cinco mil doses de cocaína (cerca de meio quilo), 11 mil euros em dinheiro, 14 viaturas, soqueiras, very-lights, duas armas e munições.
Segundo a GNR de Santo Tirso, "a maior parte dos indivíduos detidos integram a claque do Vitória de Guimarães". Para esta operação foram mobilizados 28 militares do Destacamento de Intervenção do Comando Territorial do Porto e dois binómios cinotécnicos (equipas homem-cão).