Encerramento de escolas. "Não é uma medida simples", diz a ministra
Foram diversas as formulações que Marta Temido utilizou na comissão parlamentar de Saúde para exprimir as suas reservas face a uma medida de encerramento imediato das escolas e eventual antecipação das férias da Páscoa.
É preciso "avaliar com muito cuidado", "estamos a avaliar", "vamos ponderar aturadamente o que pode significar", "não é uma medida simples", disse a ministra - questionada nomeadamente pela deputada do CDS Ana Rita Bessa, a qual, recordando que a Espanha e a Polónia já tomaram essa medida, considerou que "seria avisado antecipar as férias da Páscoa".
Na resposta, a ministra disse que também a Grécia adotou a medida - e num contexto da propagação da doença "parecido com o nosso" - mas na ponderação conta, por exemplo, o facto de haver crianças que podem ficar sem refeições porque é nas escolas que as têm.
Esta tarde reunirá o Conselho Nacional de Saúde Pública e essa será uma das medidas em análise. Segundo Marta Temido, esta possibilidade tem sido umas das matérias de conversação com outros ministros da Saúde na UE.