China bloqueia HBO depois de piadas de John Oliver sobre Xi Jinping
O comediante John Oliver comparou o presidente chinês Xi Jingpin ao Ursinho Pooh no programa Last Week Tonight, da HBO, e dias depois o site da estação de televisão norte-americana ficou inacessível no território chinês, noticia o New York Times .
De acordo com o Greatfire.org, organismo que monitoriza a censura na internet na China, a estação norte-americana HBO terá sido bloqueada pelas autoridades chinesas desde sábado
Além do site da estação de televisão, o nome do comediante britânico já tinha sido bloqueado na rede social chinesa Weibo, precisamente depois das do momento de humor que teve como alvo Xi Jinping no talk show.
O comediante criticou a censura, bem como a falta de liberdade expressão na China e acabou por comparar o presidente chinês ao ursinho Winnie The Pooh. Aliás, esta comparação não é nova. Em 2013, por exemplo, uma fotografia de Xi Jinping e do ex-presidente dos EUA, Barack Obama, surge ao lado de uma imagem do ursinho Pooh e de Tigre, outra personagem de desenhos animados. Uma montagem que se tornou viral nas redes sociais.
Como consequência, as autoridades chinesas tornaram inacessíveis as menções a Winnie the Pooh nas redes sociais WeChat e Weibo - as mais utilizadas na China.
Além do Youtube e das redes sociais Facebook e Twitter, o site da HBO também está agora bloqueado na China.