Bom dia. SMS desagradam a Marcelo e explicam tom duro com Centeno
António Lobo Xavier é uma peça chave nesta história. O conselheiro de Estado e antigo dirigente do CDS mostrou a Marcelo a troca de SMS entre Mário Centeno e António Domingues, uma correspondência, ao que sabe o DN, bastante mais comprometedora do que a troca de e-mails revelada na semana passada pelo jornal Eco. Lobo Xavier esteve com o Presidente durante o fim de semana, e o conteúdo dos SMS levou Marcelo a sentir-se traído, já que dias antes tinha assumido a defesa pública de Mário Centeno no caso CGD. Daí a vermos Mário Centeno a explicar-se ao país no ministério das finanças foi um passo, coordenado com o primeiro-ministro António Costa. Todos os detalhes de mais este episódio aqui. Enquanto isso, os números da economia vão embalando o ministro - o défice terá ficado entre 2% e 2,1%, e o crescimento do PIB excedeu as expectativas do próprio governo -, e Mário Centeno já terá começado a preparar uma revisão em alta das previsões.
Outro tema em destaque nesta edição do DN é um novo objetivo da ministra da administração interna. Constança Urbano de Sousa quer ver todos os aeroportos internacionais em Portugal rodeados de fortes medidas de segurança. A ideia é proteger estes espaços de potenciais ameaças criminosas ou terroristas, com o reforço das vedações, da videovigilância, e do controlo dos funcionários que têm acesso a zonas reservadas nos aeroportos. Pode ler esta história na edição em papel do DN, ou mais tarde em DN.pt.
Agora, um aviso repetido, do Conselho Superior da Magistratura. Em abril, o CSM alertou para "inevitáveis perturbações" nas eleições autárquicas do outono, se não fossem introduzidas alterações à lei. Passado quase um ano, e perante a falta de resposta do Parlamento, o CSM vem agora reforçar o aviso, insistindo que é "urgente e absolutamente necessário" alterar a lei eleitoral autárquica. Se isso não for feito, alertam os juízes, é possível que perturbações e atrasos na verificação de candidatos e no apuramento de resultados.
Nesta edição do DN, ainda pode ficar a saber tudo sobre penhoras e sobre a intenção do Fisco, de acabar com o congelamento de todas as contas dos devedores; sobre as tentativas de François Hollande para acalmar os bairros nos arredores de Paris; e sobre a visita de Benjamin Netanyahu aos Estados Unidos. Depois, saiba ainda porque é que Peter Kuznick diz que Donald J. Trump "tem o vocabulário de uma criança de seis anos".
Num outro registo, conheça a vida da guitarra portuguesa para lá do fado, e uma nova versão do musical Amália, dez anos depois e agora em 3D.
De saída, todos os detalhes sobre uma noite de luxo para Ederson, o guarda-redes que travou ontem à noite os ataques do Borussia Dortmund, e que garantiu a vitória dos encarnados, com golo de Mitroglou.
Bom resto de semana.