UEFA quer adaptar modelo idêntico ao da Liga dos Nações aos apuramentos para Europeus e Mundiais
A UEFA quer aplicar um modelo idêntico ao da Liga dos Campeões nas competições de seleções, nomeadamente no apuramento para a Liga das Nações e qualificações para Europeus e Mundiais. O novo projeto de qualificação vai ser votado já esta terça-feira, dia 15 de setembro, pelo Comité Executivo do organismo europeu, que se em Salónica.
De acordo com o que foi divulgado em maio, no caso da Liga das Nações, a partir da edição de 2028/29, passa a ser jogada em três ligas de 18 equipas em vez das atuais quatro ligas. Cada liga será composta por três grupos de seis seleções, com seis jogos e cinco adversários: em casa ou fora contra equipas de potes diferentes, em casa e fora contra o adversário do seu próprio pote do sorteio.
Passam para a fase a eliminar, os primeiros e segundos classificados de cada grupo (A, B e C), bem como os dois melhores terceiros dos três grupos da Liga A. Os jogos de quartos de final e a final four do modelo atual é para manter. Os últimos de cada grupo descem.
As qualificações para os Campeonatos da Europa e para os Mundiais, na zona europeia, também seguem o modelo de fase liga, com a Liga 1 a ser composta pelas 36 equipas das Divisões A e B da Liga das Nações, enquanto a Liga 2 será composta pelas restantes 18 equipas das Divisões C e D atuais. Na Liga 1, haverá três grupos de 12 equipas sorteadas a partir de três potes de 12 equipas. A Liga 2 terá três grupos de seis seleções.
Falta ainda definir quantas equipas se apuram para as fases finais, algo que o organismo liderado por Aleksander Ceferin espera anunciar ainda hoje. A mudança de formato irá acontecer apenas em 2028.
Na reunião de hoje já foi decidido que a Liga da Champions de 2029 será em Camp Nou, em Barcelona.

