Receita de quesadilla com frijoles, pimentos, cebola roxa e queijo feta

Em pleno bairro lisboeta da Bica, Leonor Godinho está à frente da cozinha da Musa da Bica. Em pleno confinamento, partilha com os leitores do Diário de Notícias uma receita de Quesadilla para fazer em casa.

Leonor Godinho é autodidata. Tudo começou com um blogue de receitas que criou em 2011, tinha Leonor, na altura, 20 anos. Em 2014 inscreveu-se no MasterChef Portugal e ficou em terceiro lugar na competição.

Deste então não abandonou mais a cozinha. Estagiou no restaurante Feitoria, em Lisboa, e acabou por ficar na cozinha do hotel Altis Belém, da responsabilidade do chef João Rodrigues por mais quatro anos. Atualmente, está à frente da cozinha da Musa da Bica, em Lisboa.


Receita para oito quesadillas

Ingredientes para a tortilha:
430 gramas de farinha
200 gramas de água morna
80 gramas de azeite
10 de sal fino
6 gramas de fermento

Confeção:
Colocar a farinha numa taça. Fazer um buraco no meio e adicionar a água e os restantes ingredientes. Trazer a farinha para o centro e ir envolvendo. Quando a massa estiver mais homogénea, transferir para a bancada e ir amassando bem. Se necessário, polvilhar com alguma farinha. Fazer bolas de cerca de 80/90 gramas. Na hora de servir, esticar com o rolo da massa (ou uma garrafa de vidro lisa) e cozinhar numa frigideira ou grelha, em lume médio, até estar cozinhado dos dois lados (cerca de 2 minutos de cada lado).

Ingredientes para os frijoles
1 lata grande (540 gramas de peso escorrido) de feijão preto
1 cebola pequena
5 dentes de alho
1 mão de talos de coentros
1 colher de chá de cominhos
1 colher de sopa de paprika
Sal e pimenta preta q.b.
Azeite q.b.

Confeção:
Adicionar o azeite a um tacho ou caçarola em lume alto. Refogar a cebola, o alho e os talos de coentros, em lume alto e adicionar o feijão. Deixar fritar bem e temperar com as especiarias, sal e pimenta.

Ingredientes para os frijoles
800 gramas de cebola roxa
1 kg pimentos vermelhos
500 gramas de pimentos verdes
Sal e pimenta q.b.
Azeite
1 colher de sopa de cominhos
2 colher de sopa de paprika
2 limas (sumo)
1 mão de coentros

Confeção:
Cortar os pimentos em tiras, descartando as sementes e o vidrado, e as cebolas em meias-luas. Grelhar ou saltear em lume alto, aos poucos, até estarem bem caramelizados. Ir temperando com as especiarias, sal e pimenta. No final e quando esfriar ligeiramente, regar com o sumo de lima e os coentros sizelados e envolver tudo muito bem.

Montagem (para as oito tortilhas):
800 gramas de mozzarella (ou outro queijo ralado, neutro, que queira usar)
500 gramas de feta

Numa grelha ou frigideira, em lume brando, adicionar a tortilha e a mozzarella. Deixar o queijo derreter e adicionar os recheios. Adicionar o queijo feta e fechar a quesadilla ao meio. Repetir o processo para as restantes.

Servir com guacamole ou um molho picante.

Onde pedir

Musa da Bica
Calçada Salvador Correia de Sá, 2A
1200-399 Lisboa

Em finais de 2019 a marca de cerveja artesanal Musa decidiu abrir mais um espaço numa zona mais central de Lisboa: a Bica. De Marvila - onde tem a fábrica, tap room e restaurante -, veio a ideia de potenciar gastronomicamente as qualidades da cerveja, 15 torneiras de vários tipos de cerveja que podem ser acompanhadas pela comida criada pela chef Leonor Godinho. Por causa da pandemia a A Musa da Bica está encerrada mas serve as suas refeições em regime de take-away.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG