Lisboa. Esplanadas para aproveitar o sol no fim-de-semana prolongado
ZeroZero
A pizzaria ZeroZero abriu recentemente um novo espaço em Lisboa. Há dez anos a trazer os sabores de Itália à capital, está agora no edifício Espelho d'Água, em Belém, um imóvel construído para a exposição universal de 1940, classificado de interesse municipal, e que representa o movimento arquitetónico modernista. Num local que cruza história, arte e uma vista privilegiada sobre o Tejo, a ZeroZero Belém é o maior espaço da marca, com 500 lugares e uma vista deslumbrante sobre o Tejo. Há 186 lugares na esplanada, suspensa sobre o espelho de água paralelo ao rio, onde somos recebidos por uma verdadeira gelataria italiana com sabores clássicos e outros mais surpreendentes. A carta idealizada pela equipa do Chef Ricardo Bolas estende-se para além das pizzas, com uma variedade de massas frescas produzidas diariamente, salada, risotto e os já icónicos Polpo Arrosto e Vitello alla Milanese. Entre as especialidades de massa, destacam-se os Pappardelle Verde com Verdure alla Griglia e os Pappardella Ripiena di Ricotta e Tartufo. Nas sobremesas, além dos gelados, destaque para o Tiramisù e a Crostata. Esta quarta ZeroZero – as outras estão situadas no Parque das Nações, Príncipe Real e Mercado da Ribeira – está aberta todos os dias, das 12h00 às 00h00.
Bonança
Ali mesmo ao lado, na Doca de Belém, abriu recentemente, na Associação Naval de Lisboa, o Bonança, um espaço que homenageia os Descobrimentos e a ligação de Portugal ao mar. Com vista para o Tejo e para o Padrão dos Descobrimentos, o grande destaque deste restaurante é o mural que evoca o presente de D. Manuel ao Papa Leão X, em 1514, com símbolos dos Descobrimentos Portugueses, como o elefante, o lince e o cavalo árabe. Já em termos de carta, que varia conforme a sazonalidade e os produtos de cada estação, há aqui uma vasta seleção para partilhar, desde entradas frias a pratos principais, como arrozes diversos, acompanhamentos e sobremesas. O Bonança conta ainda com uma montra de peixes e mariscos frescos. Após o pôr do sol, o espaço reinventa-se e transforma-se num bar e clube, com sets de DJ, e atuações de músicos e artistas.
Lost In
Situado num dos bairros mais cosmopolitas da capital, no Príncipe Real, o Lost In surge como um oasis, refugiado do alvoroço, por intermédio do seu terraço panorâmico ou do jardim exterior de onde se pode admirar a beleza de Lisboa. Assinada pelo Chef Guilherme Cruz, a nova carta leva-nos numa viagem pela Ásia, mantendo as referências à culinária nacional. Destaque para o Ceviche de Corvina, o Pani Puri de Atum ou o Arroz de Borrego no Forno, além de sugestões rápidas e leves, como a Salada de Atum Tailandesa e a Sandwish Katsu de Pernil.
ÀCosta
Aberto há pouco mais de um ano, o ÀCosta, de Olivier, está plantado à beira Tejo, na Doca da Marinha, dando primazia às raízes, à tradição, à família, ao peixe e ao marisco. Aqui, além da vista – de um lado, o rio, e do outro o casario de Alfama e o Castelo de São Jorge -, destaca-se a imponente estátua de Poseidon, o deus grego do mar, que surge atrás do bar. O espaço tem capacidade para 130 pessoas, 40 das quais na esplanada, e oferece durante a semana um menu executivo por 29 euros. A carta dispõe de uma vasta oferta, de que se destaca o Ovo ÀCosta, um tártaro de gamba, batata palha, ovo estrelado, caviar e maionese de limão, o bacalhau à lagareiro, o Gamberini de camarão, o Carabineiro ou a presa de porco preto com compota de manga.
Darwin's Café
Também junto ao Tejo, na Fundação Champalimaud, o Darwin's Café disponibiliza 50 lugares de esplanada, com uma vista privilegiada para o rio e para a margem sul. Comandado pelo pelo chef António Runa e desenhado e gerido pela Lanidor, este espaço disponibiliza refeições rápidas e ligeiras, como sandes e tostas ou massas, mas também um menu mais requintado de que se destacam, por exemplo, o lombo de garoupa sobre risotto de abóbora ou a coxa de frango confitada sobre risotto de couve coração e salsa.
Nosolo Belém
Com uma vista privilegiada para o Padrão dos Descobrimentos, a esplanada do Nosolo Belém tem esta época quente duas novidades: uma é o gelado Dubai Choc, inspirado na tendência que marcou este último inverno; outra é o Reese’s, um gelado à base de leite com amendoim salgado e chocolate de leite, pensado para os fãs de contrastes ousados e texturas ricas. Aqui, além dos gelados e doces, encontra um menu variado com aquilo que caracteriza a gastronomia italiana, nomeadamente massas, pizzas, bem como pratos de carne e peixe.
Santa Marta
A dois passos da Avenida da Liberdade, bem no centro de Lisboa, a esplanada do Santa Marta, restaurante do Locke de Santa Joana, é um oásis de tranquilidade. Um local com oferta diversificada para qualquer hora do dia: ao almoço tem alguns dos favoritos da carta (25€ com dois pratos, ou 30€, com três), ao jantar, com a opção à la carte, pode escolher entre pizzas, pasta ou um grelhado. Para sobremesa, o Tiramisu. Nas tardes de segunda a sexta-feira, entre as 15h00 e as 18h20, o espaço tem a Aperitivo Hour. O preço é fixo (15 euros), e inclui cocktails ou vinhos e snacks.