Os sóis do Guia Repsol Espanha 2026 em Tarragona, cidade onde decorre a gala deste ano.
Os sóis do Guia Repsol Espanha 2026 em Tarragona, cidade onde decorre a gala deste ano.FOTO: Divulgação Guia Repsol.

Guia Repsol distingue 83 novos restaurantes espanhóis. Évora será anfitriã da gala em Portugal a 13 de abril

Entrega dos sóis e outras distinções atribuídas pelo Guia será no Teatro Garcia de Resende. Uma das galardoadas de Espanha, a galega Lucía Freitas vai estar presente.
Publicado a
Atualizado a

A Gala do Guia Repsol já tem data e local para voltar celebrar a gastronomia portuguesa. Será realizada em Évora, no dia 13 de abril, numa cerimónia no Teatro Garcia de Resende. O anúncio foi feito esta segunda-feira, 16 de fevereiro, durante a gala do Guia que decorre em Tarragona, em Espanha.

Esta será a segunda edição seguida do evento em Portugal, depois de ter regressado em 2025, com uma cerimónia em Santarém, após uma ausência de nove anos. A atribuição dos sóis e outras distinções do Guia à restauração portuguesa vai contar com a presença da chef Lucía Freitas, do restaurante A Tafona, uma das vencedoras da distinção Três Sóis este ano em Espanha. Estão previstas também diversas atividades para a comunidade local.

"Escolher Évora foi uma decisão muito natural para nós. É uma cidade vibrante que atrai com sucesso jovens chefs que exploram o seu território e os produtos locais, preservando ao mesmo tempo a sua inigualável gastronomia tradicional", explicou Maria Ritter, diretora do Guia Repsol, ao DN.

Campanha que anuncia Évora como anfitrião da Gala Guia Repsol 2026 em Portugal.
Campanha que anuncia Évora como anfitrião da Gala Guia Repsol 2026 em Portugal.Divulgação Guia Repsol

"Évora soube reinventar-se na gastronomia, na cozinha, e hoje, tem essa combinação entre autenticidade e identidade. É uma cozinha inventiva contemporânea, que faz de Évora um grande hub da gastronomia nacional. Para nós esta gala tem como objetivo projetar Évora como uma referência gastronómica no plano ibérico e no plano internacional", afirmou José Manuel Santos, presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, em conferência de imprensa em Tarragona.

Na gala de 2025, que marcou o seu regresso ao país, o Guia Repsol distinguiu 194 restaurantes portugueses, dos quais 70 receberam um, dois ou três sóis. Portugal também teve, ainda no ano passado, 285 estabelecimentos distinguidos com soletes, prémios dedicados à restauração do quotidiano. No total, o Guia Repsol Portugal reúne atualmente 479 restaurantes, de Norte a Sul do país e nas ilhas.

A diretora do guia celebrou o seu regresso ao país, afirmando que este "continua o seu percurso para se tornar uma referência de excelência para o melhor da gastronomia nacional".

"Queremos ser aliados dos chefs e produtores, dando-lhes visibilidade e reconhecimento, independentemente do seu estilo, idade ou localização. Estamos a prosseguir o nosso objectivo de criar uma comunidade ibérica à volta da mesa", completou Maria Ritter.

Sóis espanhóis

Em Espanha, o Guia Repsol 2026 distinguiu 83 novos restaurantes, sendo três os novos galardoados com os Três Sóis: além da chef Lucía Freitas e o seu A Tafona, em Santiago de Compostela, o Ramón Freixa Atelier, em Madrid, do chef Ramón Freixa; e o Voro, em Capdepera (Mallorca), do chef Alvaro Salazar, também receberam a distinção.

Os chefs Ramón Freixa (Ramón Freixa Atelier Madrid), Lucía Freitas (A Tafona, Santiago de Compostela) e Alvaro Salazar (Voro, Capdepera, Mallorca) receberam os Três Sóis na Gala Guia Repsol 2026 em Espanha.
Os chefs Ramón Freixa (Ramón Freixa Atelier Madrid), Lucía Freitas (A Tafona, Santiago de Compostela) e Alvaro Salazar (Voro, Capdepera, Mallorca) receberam os Três Sóis na Gala Guia Repsol 2026 em Espanha.Divulgação Guia Repsol

Outros 11 estabelecimentos receberam Dois Sóis, são eles:

Barahonda (Yecla, Murcia), Bascoat (Madrid), Callizon(Aínsa-Sobrarbe, Huesca), Dos Palillos (Barcelona), Dromo (Badajoz), Fierro (Valencia), La Bicicleta (Entrambasaguas, Cantabria), Mesón Sabor Andaluz (Alcalá del Valle, Cádiz), San Hô (Adeje, Tenerife), Smoked Room (Madrid) e Vandelvira (Baeza, Jaén).

Além destes, 69 restaurantes estrearam no guia com Um Sol. Com as novas distinções, o Guia Repsol Espanha passa a ter ao todos 46 restaurantes com Três Sóis, 173 com Dois Sóis e 589 com Um Sol.

Outros 1.605 estabelecimentos detém o selo Guia Repsol no país, anteriormente designados como 'recomendados'.

A Gala decorre no Palau de Tarragona, numa cerimónia com cerca de 150 cozinheiros e várias personalidades do setor, além de delegações do Turismo do Alentejo e Ribatejo e da Câmara Municipal de Évora.

A Gala decorre no Palau de Tarragona, numa cerimónia com cerca de 150 cozinheiros e várias personalidades do setor, além de delegações do Turismo do Alentejo e Ribatejo e da Câmara Municipal de Évora e de uma comitiva de Chefs portugueses.

A jornalista viajou a Tarragona a convite do Guia Repsol.
Os sóis do Guia Repsol Espanha 2026 em Tarragona, cidade onde decorre a gala deste ano.
194 restaurantes portugueses distinguidos no regresso do Guia Repsol a Portugal
Os sóis do Guia Repsol Espanha 2026 em Tarragona, cidade onde decorre a gala deste ano.
Cinco restaurantes brasileiros são premiados na Gala Repsol em Portugal

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt