Do Atlântico aos pratos do Algarve: restaurante Austa dedica jantar ao atum patudo dos Açores
O restaurante Austa, em Almancil, no Algarve, vai dedicar o próximo jantar temático ao atum patudo, espécie que percorre as águas dos Açores entre abril e outubro. O evento, marcado para o final da tarde deste sábado (28 de junho), propõe um menu de vários pratos inspirado na filosofia de cozinha circular da casa, com um aproveitamento integral do peixe.
O jantar, intitulado “All Parts Considered”, pretende destacar todas as partes do atum, do lombo à espinha, passando por zonas como a barriga, o colarinho, as bochechas e até a medula. A ementa será preparada pelo chef David Barata e a sua equipa, utilizando técnicas como a cura, a defumação, a grelha e a maturação a seco.
Segundo o chef, o objetivo é dar visibilidade a um peixe muitas vezes subvalorizado na gastronomia portuguesa, mas com grande potencial culinário e importância ecológica.
"Com este jantar, continuamos a nossa exploração da alimentação circular na nossa cozinha - honrando o belo Atum Patudo na sua totalidade. Este peixe notável, muitas vezes ignorado, oferece tanto profundidade culinária como compromisso ecológico", afirma David Barata.
O evento integra o calendário sazonal do restaurante, que tem por base o conceito de “cozinha honesta” e aposta em ingredientes locais e de época. O atum patudo, também conhecido pela sua risca azul metálica e barriga pálida, atinge o seu pico sazonal no final de junho, o que motivou a escolha da data.
"Ao utilizar todas as partes, do colarinho à espinha, não só reduzimos o nosso desperdício como elevamos elementos subutilizados para o nosso menu, refletindo o nosso compromisso de praticar uma cozinha mais consciente, sempre ligada ao produtor e ao produto" sublinha o chef.
Aberto desde 2023, o Austa tem procurado afirmar-se no panorama gastronómico do Algarve com uma programação de eventos especiais, como os jantares a quatro mãos com chefs convidados e as chamadas “Field Trips”, onde leva os clientes a explorar o território de origem dos ingredientes.
O espaço, fundado por David Barata e Emma Campus, mantém uma ligação próxima aos produtores locais e procura explorar narrativas gastronómicas ligadas ao território, com uma abordagem sustentável e de baixo desperdício.
O jantar deste sábado terá início às 19h00 e o valor por pessoa é de 110 euros, incluindo o menu completo. As reservas podem ser feitas através do e-mail eat@austa.pt.