Premium

Ranking das escolas

Vidigueira: será que ter o pior resultado é mesmo igual a ser a pior escola?

Nos percursos de sucesso básico, considerando o contexto económico e social, a escola Frei António das Chagas tem o pior desempenho. As razões que um indicador não pode mostrar.

"Sim" e "não". Manuel, claramente desconfortável na pele de entrevistado, vai respondendo por monossílabos. Por isso, fala por ele o professor de Informática, Paulo Romana, com quem ainda há uns minutos se entretinha a montar componentes numa placa-mãe de computador. "Ele neste ano chega sempre a horas, é um aluno muito mais motivado. Mudámos a metodologia de ensino e os resultados veem-se", assegura.

Aluno de uma turma PIEF [Programa Integrado de Educação e Formação], solução de último recurso para tentar segurar nas escolas estudantes na iminência do abandono, Manuel passou das rotinas diárias da sala de aula, onde se perdia desde o 2.º ciclo, para uma aprendizagem mais prática, que inclui formação em contexto de trabalho. Por exemplo, na Cooperativa Agrícola e Vitivinícola da terra. Já se imagina a tirar o secundário na escola profissional, ali ao lado, cuja oferta é centrada nos mesmos ofícios rurais.

Ler mais

Exclusivos

Premium

EUA

Elizabeth Warren tem um plano

Donald Trump continua com níveis baixos de aprovação nacional, mas capacidade muito elevada de manter a fidelidade republicana. A oportunidade para travar a reeleição do mais bizarro presidente que a história recente da América revelou existe: entre 55% e 60% dos eleitores garantem que Trump não merece segundo mandato. A chave está em saber se os democratas vão ser capazes de mobilizar para as urnas essa maioria anti-Trump que, para já, é só virtual. Em tempos normais, o centrismo experiente de Joe Biden seria a escolha mais avisada. Mas os EUA não vivem tempos normais. Kennedy apontou para a Lua e alimentava o "sonho americano". Obama oferecia a garantia de que ainda era possível acreditar nisso (yes we can). Elizabeth Warren pode não ter ambições tão inspiradoras - mas tem um plano. E esse plano da senadora corajosa e frontal do Massachusetts pode mesmo ser a maior ameaça a Donald Trump.