Homem morre atingido por meteorito

Pela primeira vez na história, um meteorito matou uma pessoa e feriu outras três. A vítima mortal era o condutor da universidade e um dos feridos é um estudante

Pela primeira vez na história moderna, um homem foi morto por um meteorito. O caso terá acontecido na Índia, segundo o The Wall Street Journal, este sábado. Um homem morreu e três pessoas ficaram feridas quando um objeto não identificado caiu do céu, deixando uma cratera de 30 centímetros de profundidade, no campus da Universidade de Engenharia Bharathidasan, em Vellore, no estado de Tamil Nadul.

Segundo o diretor da universidade, G. Baskar, o objeto caiu no sábado à tarde perto do refeitório, causando "um barulho igual ao de uma grande explosão". "Era um som anormal que podia ser ouvido a três quilómetros de distância", continuou o diretor. Os vidros das salas de aulas e dos carros estacionados foram partidos e os alunos foram imediatamente enviados para a casa. As aulas estão suspensas até quarta-feira.

A vítima mortal, Kamaraj, era o condutor do autocarro da universidade e sofreu ferimentos graves por se encontrar a andar perto do local onde o meteorito caiu, quando se deu o incidente. Os outros três feridos são dois jardineiros e um estudante.

A confirmação do incidente raro foi dada pela governante do estado de Tamil Nadul, Jayalalithaa, num comunicado este domingo. Segundo o The Wall Street Journal, o comunicado não explicava as razões que levaram as autoridades a afirmar que a cratera resultou da queda de um meteorito. Jayalalithaa afirmou ainda que vai dar 25 mil rupias, o equivalente a 333 euros, a cada um dos três feridos, e 100 mil rupias, equivalente a 1330 euros, à família do condutor que morreu.

Um vídeo grava na tarde de sábado mostra o rasto que o meteorito deixou no céu.

Um meteorito é um pedaço de um asteroide ou cometa que consegue passar pela atmosfera que envolve a Terra e cair na superfície do planeta, como explica a NASA no site.

A probabilidade de ser morto por um meteorito é baixa. Segundo a NASA, não há registos de mortes causadas por queda de meteoritos na Terra nos últimos 1000 anos.

Sunjan Sengupta, professor do Instituto de Astrofísica da Índia, explicou que "se um asteroide grande entra na atmosfera da Terra, vai desintegrar-se e viajar em diferentes direções e como a maioria da superfície terrestre está coberta por água, provavelmente vai cair no oceano".

Outras Notícias

Outros conteúdos GMG