Sete distritos continuam sob aviso vermelho devido ao calor que começará a diminuir
Nuno Veiga / Lusa

Sete distritos continuam sob aviso vermelho devido ao calor que começará a diminuir

As temperaturas máximas vão oscilar entre os 24 (Aveiro) e os 43 graus Celsius (Beja) e mais de 90 concelhos do interior Norte e Centro e do Algarve estão em risco máximo de incêndio.
Publicado a
Atualizado a

Sete distritos do continente mantêm-se esta segunda-feira, 30 de junho, sob aviso vermelho, o mais elevado, por causa do calor, uma situação que começará a melhorar na terça-feira, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O aviso vermelho nos distritos de Lisboa, Setúbal, Santarém, Évora, Beja, Castelo Branco e Portalegre vai vigorar até às 21:00, passando a maior parte a laranja (o segundo mais grave) pelo menos até às 21:00 de terça-feira, à exceção de Setúbal e Lisboa, que às 21:00 de hoje passam logo a amarelo.

Sob aviso laranja estão hoje Bragança, Vila Real, Guarda, Viseu, Coimbra e Faro. Em Viseu, Coimbra e Faro este aviso vai vigorar até final do dia de hoje (21:00), em Vila Real durará até às 21:00 de terça-feira e nos distritos de Bragança e Guarda estende-se até às 18:00 de quarta-feira.

Sete distritos continuam sob aviso vermelho devido ao calor que começará a diminuir
46,6ºC. Mora bate recorde de temperatura em Portugal no mês de junho

Por causa da onde de calor que atinge o país, a Direção-Geral da Saúde (DGS) alertou para os riscos para a saúde, recomendando que se beba água, evite bebidas alcoólicas e opte por ambientes frescos ou climatizados.

No conjunto de recomendações divulgadas na sexta-feira na sua página da internet, aconselha a que as pessoas se mantenham em ambientes frescos ou climatizados pelo menos por duas a três horas por dia, evitem a exposição direta ao sol, principalmente entre as 11:00 e as 17:00, utilizem protetor solar com fator igual ou superior a 30, renovando a sua aplicação de duas em duas horas e após os banhos na praia ou piscina.

Sete distritos continuam sob aviso vermelho devido ao calor que começará a diminuir
Onda de calor em Portugal: o que fazer (e o que evitar) para proteger-se este fim de semana

Recomenda ainda os cidadãos a usarem roupas de cor clara, leves e largas, cobrir a maior parte do corpo e não esquecer do chapéu e óculos de sol, com proteção ultravioleta, e alerta para a necessidade de dar atenção especial a grupos mais vulneráveis ao calor, tais como crianças, pessoas idosas, doentes crónicos, grávidas, trabalhadores com atividade no exterior e diz que as crianças com menos de seis meses de idade não devem estar sujeitas a exposição solar, direta ou indireta.

Mais de 90 concelhos do continente em risco máximo

Também esta segunda-feira, mais de 90 concelhos do interior Norte e Centro e do Algarve estão em risco máximo de incêndio, segundo o IPMA.

Os concelhos que estão sob este alerta pertencem aos distritos de Vila Real, Bragança, Viana do Castelo, Porto, Aveiro, Guarda, Viseu, Coimbra, Castelo Branco, Santarém, Portalegre, Beja e Faro.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou ainda em risco ‘muito elevado’ e ‘elevado’ quase todos os concelhos dos distritos do continente.

Apenas cerca de 30 municípios, a maioria no litoral do país, estão com risco moderado ou reduzido de incêndio.

O risco de incêndio, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.

Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para esta segunda-feira, no continente, continuação de tempo quente, com céu em geral pouco nublado, e a possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoada dispersos no interior, em especial das regiões Norte e Centro e durante a tarde.

Está igualmente previsto nevoeiro em alguns locais da faixa costeira ocidental e a temperatura máxima vai começar a descer.

Segundo o IPMA, as temperaturas mínimas vão oscilar entre os 17 (Aveiro) e os 26 graus Celsius (Faro) e as máximas entre os 24 (Aveiro) e os 43 (Beja).

Sete distritos continuam sob aviso vermelho devido ao calor que começará a diminuir
Temperaturas de 40º. Onda de calor em praticamente todo o país estende-se até ao final da próxima semana

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt