Recolha de dados biométricos retomada nos aeroportos após ter estado suspensa nas partidas
Carlos Vidigal/ Global Imagens

Recolha de dados biométricos retomada nos aeroportos após ter estado suspensa nas partidas

O Sistema Europeu de Entrada/Saída começou a funcionar a 100% na sexta-feira. Durante a manhã deste sábado foi suspenso nas partidas devido aos elevados tempos de espera.
Publicado a
Atualizado a

A recolha de dados biométricos nas partidas nos aeroportos de Lisboa, Porto e Faro foi suspensa na manhã deste sábado, 11 de abril, para evitar que os passageiros perdessem os seus voos devido às longas filas, segundo a PSP. Entretanto, foi retomada ao início da tarde, segundo disse à Lusa o porta-voz da PSP.

“Neste momento, estamos a fazer recolha de biometria a 100% nos aeroportos nacionais, tanto nas partidas como nas chegadas”, afirmou Sérgio Soares.

Devido ao elevado fluxo de passageiros ao início da manhã nos aeroportos do continente, a PSP tinha decidido suspender a recolha de biometria, para que não houvesse pessoas a perder os seus voos.

“Face ao elevado tempo de espera nos aeroportos de Faro, Porto e Lisboa, ou seja, Aeroporto Gago Coutinho, Aeroporto Francisco Sá Carneiro e Aeroporto Humberto Delgado, foi suspensa a biometria nas partidas a partir do início da operação, portanto ao início da manhã”, dissera à Lusa o porta-voz da PSP, Sérgio Soares.

Segundo o responsável, a suspensão aplicava-se apenas às partidas, mantendo-se a recolha de dados biométricos nas chegadas, no âmbito do novo sistema europeu de controlo fronteiriço para cidadãos extracomunitários que entrou plenamente em vigor na sexta-feira em toda a União Europeia.

O objetivo, segundo o intendente, era que o tempo de espera não fosse superior ao desejado para que não houvesse passageiros a perder voo”.

O porta-voz da PSP sublinhou que, durante a manhã, o controle de partidas foi feito "com a segurança habitual, mas sem a recolha de biometria”, devido ao grande número de pessoas que estavam a sair do espaço Schengen através dos aeroportos de Lisboa, Porto e Faro e para evitar “filas enormes”.

O Sistema Europeu de Entrada/Saída (EES, na sigla em inglês) é um sistema automatizado da União Europeia que substitui o carimbo no passaporte pelo registo digital de dados biométricos (foto e impressões digitais) para cidadãos não pertencentes à União Europeia e está a ser implementando na UE de forma faseada desde outubro de 2025, passando a funcionar a 100% desde sexta-feira.

Este novo sistema entrou em funcionamento em 12 de outubro em Portugal e nos restantes países do espaço Schengen e, desde então, os tempos de espera nas fronteiras aéreas agravaram-se, principalmente no aeroporto de Lisboa, com os passageiros a terem de esperar, por vezes, várias horas.

A introdução em 10 de dezembro nos aeroportos portugueses da segunda fase do EES, que consiste na recolha de dados biométricos, causou ainda mais constrangimentos no aeroporto de Lisboa.

No final de dezembro, o Governo anunciou medidas de contingência no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, para reduzir os tempos de espera na zona das chegadas, nomeadamente a suspensão por três meses do EES, que entretanto voltou a funcionar.

Recolha de dados biométricos retomada nos aeroportos após ter estado suspensa nas partidas
Alargamento do controlo biométrico arranca sem sobressaltos nos aeroportos nacionais
Diário de Notícias
www.dn.pt