PSP detém líder do grupo Reconquista durante ação junto a templo Sikh
A Rua José Duarte Lexim, em Odivelas, foi esta manhã, pelas 11h15, palco para uma ação de protesto por parte do grupo Reconquista, que empunhava cartazes com mensagens xenófobas e de apologia ao ódio contra comunidades imigrantes, avançou fonte da PSP ao DN.
O local escolhido fica junto a um templo de culto Sikh, na área da Grande Lisboa, e a ação não tinha sido comunicada pelo grupo Reconquista à autoridade administrativa competente, a Câmara Municipal de Odivelas, diz por sua vez fonte oficial da PSP.
A PSP começou por alertar o promotor da ação, o líder do grupo, Afonso Gonçalves, para se retirar juntamente com os outros manifestantes, mas tal não aconteceu, acabando o indivíduo, de 25 anos, por ser detido no local, por desobediência, tendo todos os outros manifestantes sido devidamente identificados.
Ao promotor da ação foram-lhe ainda apreendidos um megafone e um microfone sem fios. Fonte oficial informou que, depois de cumpridos os formalismos legais da detenção, o cidadão foi libertado pelas 14h40 e notificado para comparência junto da Autoridade Judiciária competente, na segunda-feira, dia 9, pelas 10h.
O grupo Reconquista, considerado de extrema-direita, foi criado em 2023 e tem vindo a marcar a sua ação com iniciativas contra a imigração.