Provas de aferição: já são conhecidos os resultados dos alunos do 2.º, 5.º e 8.º anos
Maria João Gala / Global Imagens

Provas de aferição: já são conhecidos os resultados dos alunos do 2.º, 5.º e 8.º anos

Diretores escolares tinham alertado para a necessidade de saber, atempadamente, os resultados das provas e, assim, poder ajustar estratégias. Ministério da Educação já enviou as notas às escolas.
Publicado a
Atualizado a

O ano letivo passado, diretores escolares desesperaram pelo resultado das provas de aferição, conhecidas já na reta final de 2023, impedindo a implementação de estratégias, no início do ano letivo, para os alunos com dificuldades. Pediram, por isso, que os resultados fossem conhecidos antes do arranque do ano letivo (12 de setembro). O Ministério da Educação (ME) já divulgou as notas dos alunos sujeitos a provas de aferição (2.º, 5.º e 8.º anos), permitindo às escolas ajustar medidas pedagógicas para recuperar aprendizagens.

Contudo, apenas as escolas têm acesso aos dados, não havendo, para já, divulgação das conclusões sobre o desempenho dos alunos. Contactado pelo DN, o ME não avançou uma data para essa divulgação.    

Em comunicado, o ME afirma que “a disponibilização atempada desta informação permite às escolas identificarem áreas a melhorar e aos professores ajustarem as suas estratégias didáticas e pedagógicas” e reforça o compromisso de disponibilização antes do início do próximo ano letivo.

Este ano letivo haverá mudanças, com os relatórios “adaptados ao novo modelo de avaliação externa”, onde serão sujeitos a provas de aferição os alunos em final de ciclo (4.º e 6.º anos), com uma “classificação de caráter quantitativo e com indicação e descrição de níveis de desempenho”. Até agora, a classificação das provas tinha apenas uma menção qualitativa.

Recorde-se que o resultado das provas de aferição do ano letivo 2022-2023 foi “desastroso”, com disciplinas onde mais de metade dos alunos teve negativa.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt