Um dos presépios da exposição.
Um dos presépios da exposição.Câmara Municipal da Figueira da Foz

Presépios de Maria Cavaco Silva no Mosteiro de Seiça

A inauguração, no domingo, conta com um momento musical, a cargo do Duo da Orquestra Clássica do Centro
Publicado a
Atualizado a

A Câmara da Figueira da Foz inaugura no domingo uma exposição de 70 presépios da coleção privada da antiga primeira-dama de Portugal, Maria Cavaco Silva, no Mosteiro de Seiça, que vai estar patente até 26 de janeiro.

Segundo a autarquia, estará em exposição parte da coleção de presépios que tem vindo a ser colecionada ao longo de algumas décadas por Maria Cavaco Silva, atravessando os mais diversos continentes e as mais variadas épocas, e que se encontra à guarda do Museu da Presidência.

"Nesta coleção poderemos visitar 70 objetos como representação central no Natal, podendo ser entendidos como um exemplo de sincretismo, na medida em que estão evidentes a união de elementos cristãos e as tradições pagãs, criando uma mescla de representações que vão além da narrativa bíblica e que, não são mais que as influências do presépio popularizado por São Francisco de Assis, no século XIII, cuja conceção incorporou elementos das tradições pré-cristãs", diz a Câmara.

"A exposição reflete, acima de tudo, a forma tão especial como a representação do nascimento de Jesus Cristo perpassa a fé cristã, a qual inaugurou um tempo de maior proximidade entre Deus e a humanidade e como as culturas pagãs assimilaram esta mesma representação, ao introduzirem os pastores e os animais – símbolos ligados à natureza e a rituais de fertilidade, proteção e abundância – nos seus presépios", prossegue.

A inauguração, agendada para as 15:00, conta com um momento musical, a cargo do Duo da Orquestra Clássica do Centro com a soprano Regina Freire.

O Mosteiro de Santa Maria de Seiça encontra-se aberto ao público de quinta-feira a domingo, das 14:00 às 18:00, com entrada paga.

*Com Lusa

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt