Polícia Judiciária detém em Leiria homem procurado na Suécia por danos com graffiti
Um cidadão estrangeiro de 32 anos com mandado de detenção europeu, por suspeita de prática de 11 crimes de dano através de ‘graffiti’ em edifícios e comboios na Suécia, foi detido em Leiria, anunciou este sábado, 7 de junho, a Polícia Judiciária (PJ).
“A Polícia Judiciária, através da Unidade de Informação Criminal, localizou e deteve, na zona de Leiria, um cidadão estrangeiro, no cumprimento de um mandado de detenção europeu, emitido pelas autoridades judiciárias da Suécia”, informou.
Segundo uma nota de imprensa, o homem, de 32 anos, era procurado para procedimento criminal por suspeito da “prática de 11 crimes de dano e um crime de ofensas à integridade” física.
“Ao longo do ano de 2021, numa cidade da Suécia, pintou ‘grafitti’ em diversas fachadas, paredes e portas de edifícios públicos e particulares”, referiu.
O suspeito “pintou ainda ‘graffiti’ em carruagens de comboio, causando um dano avaliado em cerca de 181.200 coroas suecas”, o equivalente a cerca de 16 mil euros.
“Além destes crimes é também acusado de, no âmbito desta atividade, ter agredido um cidadão, empurrando-o para o chão, pontapeando-o e pisando-lhe a cara e o peito”, indicou a PJ.
O cidadão vai ser presente ao Tribunal da Relação de Coimbra, para aplicação de uma medida de coação.